*Atualizado em setembro/2020 A Table Mountain em Cape Town (Cidade do Cabo), na África do Sul, é um ponto turístico que definitivamente não pode ficar de fora do seu roteiro. Basta circular brevemente pelas ruas para entender por que a Montanha da Mesa foi eleita uma das sete maravilhas naturais do mundo em 2011. Se olhar de longe já deixa qualquer um de queixo caído, imaginem como é a vista no topo, a 1.067 metros de altura! A chegada se dá por meio de trilha ou teleférico. Neste post, você vai encontrar todas as dicas para o passeio.
Como ir:
A estação do teleférico (ou cableway) fica na Tafelberg Road, na Kloof Nek Road, a cerca de 15 minutos de carro do centro da cidade. Há estacionamento gratuito ao longo da via, mas vale lembrar que os flanelinhas são insistentes na hora de cobrar gorjeta. Recomendo alugar um carro para explorar a África do Sul. Eu fiz isso e tive uma viagem maravilhosa. Em Cape Town, me hospedei no incrível hostel Atlantic Point e cheguei em 15 minutos à Table Mountain.
É possível acessar também por transporte público, embora eu mal tenha visto ônibus circulando na cidade. Os veículos de número 106 e 107, que saem de Camps Bay, levam ao topo da Kloof Nek Road. Eles não aceitam dinheiro no ônibus, então, você deve ter o cartão da empresa MyCiTi previamente carregado com crédito. Clique no link para saber como adquirir e veja os pontos de parada dos ônibus.
Outra opção é recorrer aos ônibus City Sightseeing, aqueles grandões, abertos na cobertura, que percorrem vários pontos turísticos e permitem ao passageiro subir e descer quando quiser. O bilhete para um dia sai por 220 rands, a moeda local. Ele passa pelo Aquário Two Oceans, pelo Waterfront (um complexo de restaurantes) e pelo Centro de Convenções Internacional da Cidade do Cabo. Depois, segue para a Table Mountain. Inclusive dá para comprar o ticket do bondinho com o motorista.
Por fim, rola encontrar Uber, que é barato, e táxis também.
Trilha ou teleférico:
Começando pela trilha. São 3km de subida íngreme. A caminhada tem nível considerado moderado a difícil e pode ser completada entre uma e três horas, dependendo do ritmo. O percurso começa no estacionamento, aproximadamente 2km depois da estação de teleférico. Eu nem cogitei me arriscar, visto que a viagem do bondinho parecia maravilhosa mesmo antes de eu experimentá-la. Uma amiga encarou a trilha e penou. Além da falta de preparo físico, o medo de altura pesou bastante. Então, aconselho que você só vá se estiver com o fôlego em dia e bem acostumado a fazer trilhas.
Sobre o teleférico, foi muito prático. São apenas cinco minutos dentro de uma cabine giratória que garante uma visão 360 graus de tirar o fôlego. O bondinho da Table Mountain começou sua operação em 1929 e já levou mais de 25 milhões de pessoas até o topo.
Como é a visita ao topo da Table Mountain em Cape Town:
A Table Mountain é uma das mais antigas montanhas do planeta, com 360 milhões de anos, seis vezes a idade do Monte Everest. Lá do alto, dá para ver o centro de Cape Town, a Robben Island (onde Nelson Mandela ficou preso), a famosa estrada Devil’s Peak e a Lion’s Head (clique para saber tudo sobre essa outra montanha sensacional).
Reserve pelo menos três horas (garanto que você vai querer ficar mais tempo rs) para conhecer tudo com calma. Como o próprio nome sugere, caminha-se por um platô. Para os temem altura, rola até esquecer esse detalhe, de tão largo que é. Eu fiquei encantada com o visual.
Das 9h às 15h, há guias turísticos gratuitos que percorrem o local explicando sua história, passando por pontos como o Table Mountain Café e a loja de souvenir. Eu não conheci esse serviço, mas pode ser interessante. Existe ainda um lounge com wi-fi liberado. Uma grande facilidade, né?
Sinta o clima no vídeo abaixo:
Preços e horários:
O bondinho começa a operar às 8h30m. Os horários da última subida e da última descida do dia variam conforme a época. No início do ano, por exemplo, o teleférico costuma subir pela última vez às 19h.
O ingresso custa 380 rands para adultos (aproximadamente R$ 120 na cotação de setembro de 2020) e 190 para crianças (ambos ida e volta) na parte da manhã, das 8h30 às 13h. Não significa que você tem que descer às 13h. Esse é o horário máximo de subida. À tarde, das 13h até o fechamento, os valores passam para 300 e 150, respectivamente. Os que optarem pela trilha na subida podem depois recorrer ao transporte para descer. Ou vice-versa. Em caso de compra de bilhete para um só trecho, os valores são 200 (adulto) e 100 (criança) em qualquer horário. Todos esses valores são válidos de 1º de outubro de 2020 a 30 de setembro de 2021.
E MUITA atenção: o teleférico fecha para manutenção anual, geralmente por dois meses. É bom ficar de olho no site para saber a data certa. Nesse caso, só sobraria a alternativa da trilha. Programe-se.
Quando ir à Table Mountain em Cape Town:
Eu fui no inverno (mesmos meses do Brasil) e achei agradabilíssimo. Contudo, nessa época, o tempo costuma fechar com mais frequência. Então, o ideal é acompanhar as condições climáticas no próprio site da atração e só comprar na hora (quanto mais cedo, menos filas). Mas você pode garantir o bilhete antes de qualquer forma porque ele fica valendo por até sete dias depois da data escolhida para o passeio, ou seja, rola mudar a data. Também é oferecido o reembolso nesse período.
A equipe atualiza essa página com frequência e informa a visibilidade. Eu acordava cedo todos os dias e checava, até que encontrei o melhor momento para a visita. Ainda assim, depois de algumas horas lá em cima, as nuvens começaram a aparecer. Claro que esse esquema só foi possível porque passei mais de dez dias na cidade e tinha uma flexibilidade. Com roteiro apertado, só resta arriscar mesmo.
Se você for no verão, talvez esbarrará com filas. Portanto, adquira antes pelo site oficial para não desperdiçar horas preciosas.
Alessandra Fratus
Ahh que legal! Não consigo tirar a África do Sul do pensamento. Que país incrível, né?! Minha viagem mais recente foi pra lá, mas não conheci Cape Town. Já planejando a próxima ida! Adorei as dicas! 😉
De boa na trip
Poxa, deixou Cape Town de fora? É tãoooo legal! Tem que voltar logo pra conhecer! 🙂
Analuiza (Espiando Pelo Mundo)
Se tudo der certo, se nada der errado, se o destino não me mandar para outro lugar, ano que vem estarei visitando a África do Sul e gostei muito da Table Mountain! O visual nas fotos está sensacional, imagino ao vivo! E acho que prefiro subir de bondinho também e não pela trilha. ehehehe
De boa na trip
Não consigo descrever como foi a experiência ao vivo. Tomara que dê tudo certo e você consiga ir!
Christian Gutierrez
Caramba que lugar alto e com uma vista maravilhosa, tenho muita vontade de conhecer a África do Sul, só está faltando “tempo”. kkkkkkk
Sonia
Que vista incrível é essa?! demais! A África está no radar dos turistas ultimamente e não é à toa! Preciso 🙂
Gisele Ramos
Que lugar lindo! Eu faria como você e optaria pelo bondinho, quando finalmente sair minha viagem pra Cape Town vou ficar de olho nas datas pra não correr risco de ficar a pé!