Impossível falar de Casablanca, no Marrocos, sem mencionar a Mesquita Hassan II, a maior do país. Principal ponto turístico da cidade, ela tem uma história curiosa e números impressionantes.
História:
A mesquita foi construída durante o reinado de Hassan II. O arquiteto francês Michel Pinseau ficou responsável pelo desenho. A obra começou em 12 de julho de 1986 e levou tempo: a inauguração só ocorreu em 30 de agosto de 1993. Milhares de pessoas trabalharam para erguer o templo e passaram mais de 80 milhões de horas dedicadas à essa tarefa.
Estima-se que o custo foi de mais de 500 milhões de euros. Muitas famílias marroquinas tiveram que contribuir com cerca de 15 euros, segundo o guia que me acompanhou na viagem por parte do país (o tour incluiu Marrakech, deserto do Saara e Casablanca). Ele contou que várias delas se viram obrigadas a vender seus poucos bens para conseguir o dinheiro. Por isso, a construção foi batizada informalmente de Mesquita dos Pobres. Além das críticas pelo valor gasto, o projeto levou à derrubada de diversas casas, o que causou polêmica entre a população.
Estrutura:
Na construção foram usados materiais como mármore, granito, madeira e estuque. Como a Mesquita Hassan II está localizada junto ao mar (olha a vista para o Farol El-Hank aí embaixo), é preciso fazer um serviço de manutenção constante.
No pátio da mesquita, cabem 80 mil (!!!) pessoas. A sala de orações, na parte interna, comporta outras 25 mil. O espaço é iluminado por 50 lustres e oito arandelas venezianas de Murano. Incrível, né?
O local conta ainda com um minarete de 210 metros (o equivalente a 60 andares), o maior do mundo. No seu topo, fica um raio laser direcionado a Meca, na Arábia Saudita. Por fim, no subsolo, encontra-se uma sala de purificação com 40 fontes de mármore destinadas à lavagem de pés e mãos de muçulmanos.
VIAJE CONECTADO COM UM ÓTIMO CHIP DE INTERNET
Como é a visita à Mesquita Hassan II:
A Mesquita Hassan II é a única do Marrocos aberta a visitantes não-muçulmanos. Por falta de tempo, infelizmente não consegui conhecer o interior do edifício. Mas garanto que só a área externa já vale (e muito!) o passeio.
Se for apaixonado por fotos, como eu, tire pelo menos uma hora para circular por lá. Dá vontade de registrar absolutamente todos os cantos da mesquita, tamanha a riqueza de detalhes. Sem falar que a vista para o mar dá um charme todo especial.
As mulheres que forem entrar no prédio devem levar um lenço para cobrir a cabeça. E é melhor ir de calça ou saia comprida, respeitando os costumes locais.
POR QUE É ESSENCIAL TER SEGURO EM VIAGENS INTERNACIONAIS?
Como chegar:
Eu fui de Marrakech para Casablanca de carro. Gastei quase três horas. A mesquita fica no Boulevard de la Corniche. A estação de trem mais próxima é a Casa Port, a cerca de 30 minutos de caminhada. Há um ponto de ônibus perto, o Parc Le Lac, a aproximadamente 15 minutos a pé. Eu não cheguei a usar o transporte público, mas li que os trens funcionam bem no Marrocos.
PRECISA DE CARRO? COMPARE PREÇOS E ALUGUE
Preços e horários:
A mesquita abre todos os dias, das 9h às 18h. A visita ao pátio externo é gratuita. Para entrar no edifício é necessário pagar 12 euros (valor em 2020).
LEIA MAIS:
Conheça a fantástica Gruta de Benagil, no Algarve, em Portugal
Motivos para visitar Lisboa, em Portugal
A maravilhosa Praça de Espanha, em Sevilha
Onde assistir a um excelente show de fado em Lisboa
Mariana Menezes
Que post completo sobre a Mesquita Hassan II! Sabe que eu tive a oportunidade de conhecer esse lugar maravilhoso durante um cruzeiro e fiquei muito impressionada! É uma grande obra arquitetônica, um lugar imperdível!
Vanessa Orfao
Nossa, adorei seu post! Explica direitinho sobre cada detalhe da mesquita. Eu pousei em Casablanca e fiquei um dia, mas não consegui visitar nadica de nada lá. Sem dúvida, quero muito conhecer o Marrocos e essa Mesquita. Adorei!!
Lulu Freitas
Que arquitetura fantástica desta Mesquita. Fiquei imaginando como é o seu interior, pena que vocÊ não teve oportunidade de visitar. Sem dúvida um programa imperdível em Casablanca. Amei o post!
ana paula
A Mesquita Hassan II é enorme e estava bem vazio, que maravilha. Lugar lindo e sem ninguém atrapalhando a foto rs
Marcela
Passei rapidinho por Casablanca numa conexão e não consegui ir conhecer a Mesquita Hassan II 🙁 Tenho muitaaa vontade de ir! Muito maravilhosa ela!
Lidiane Costa
Marrocos é um lugar que eu estou doida pra conhecer! Com certeza vou visitar a mesquita Hassan II em Casablanca! Adorei suas dicas, obrigada.