Royal Air Maroc é boa e confiável? E a bagagem? Veja minha experiência com a companhia

postado em: Europa, Marrocos | 0
Royal Air Maroc é boa e confiável?

Eu estou sempre de olho em promoções de passagens aéreas e, quando surge uma incrível, acabo comprando sem antes fazer uma pesquisa profunda sobre a companhia. Até que, em 2018, acabei tendo uma baita dor de cabeça com a Condor. Um ano depois, me deparei com bons preços para Marrocos e Portugal e fechei negócio mais uma vez sem prestar atenção à empresa. Então, antes de viajar, veio a dúvida: será que a Royal Air Maroc é boa e confiável? Terei problemas com a bagagem? Felizmente, a experiência foi bastante satisfatória.

Compra da passagem:

Defini que viajaria para a Europa em agosto de 2019 e comecei as buscas por passagens em abril. Com o euro nas alturas, não encontrava nada por menos de R$ 2.500 nas datas e destinos desejados. Até que surgiu a seguinte opção no Viajanet (que, aliás, também é confiável, ok?): Rio de Janeiro – Casablanca (direto, de nove horas no total) / Casablanca – Lisboa / Lisboa – Rio de Janeiro (escala em Casablanca) por R$ 2.383. Em comparação com tudo o que tinha visto, me agradou demais, já que ainda poderia conhecer o Marrocos, país da minha lista dos sonhos.

Depois da compra, aí sim resolvi saber mais sobre o país. Neste momento surgiu um fator que nada tem a ver com a qualidade da companhia aérea. Acabei descobrindo que todos os tours para o deserto do Saara (o ponto alto da viagem) começam em Marrakech, que fica a cerca de duas horas e meia de carro de Casablanca. O deslocamento entre as cidades por transfer custa caro: cerca de 200 euros ida e volta para duas pessoas. Dá para ir de trem também, mas é preciso combinar exatamente a hora de chegada do voo com o horário da partida do trem. Chance alta de erro, né? A Royal Air Maroc tem voos Rio – Marrakech e Marrakech – Lisboa. Talvez eu tivesse pagado um pouco mais caro, contudo, economizaria tempo. Em conclusão: fique atento ao custo-benefício das promoções.

PRECISA ALUGAR CARRO NO DESTINO? COMPARE PREÇOS E RESERVE

Antes de embarcar:

A Viajanet garantia o despacho de mala na classe econômica, mas “de acordo com as políticas da empresa”. Isso me deixou em dúvida e comecei a pensar que talvez a minha tarifa permitisse apenas a bagagem de mão de 10kg. Tentei pesquisar na página da Royal Air Maroc, mas a navegação é ruim e falta clareza nas informações. Também não localizei um número de telefone. Esse foi um ponto negativo. Então, resolvi mandar um e-mail. Responderam rapidamente, informando que eu tinha direito a despachar duas bagagens de até 23kg cada.

Outra parte não muito legal foi a troca de horário do voo Casablanca – Lisboa. Tudo bem que informaram com mais de um mês de antecedência – e isso é direito da companhia previsto por lei, viu? -, mas, de qualquer forma, atrapalhou meus planos. Minha chegada a Portugal estava prevista para o meio-dia e foi alterada para 16h. A sorte é que anoitece quase 21h e, dessa forma, consegui salvar parte do roteiro. Fica aí o aviso.

CHIP DE INTERNET: VIAJE CONECTADO E NÃO DEPENDA DE WI-FI

A viagem:

Não tive qualquer problema no momento do check-in e a ida transcorreu tranquila. Com relação à pontualidade, o voo de Casablanca para Lisboa saiu com um atraso de quase meia hora. O da volta ao Brasil também atrasou, mas cheguei no horário previsto inicialmente.

A limpeza das aeronaves não estava impecável, mas não chamou a atenção negativamente. O espaço entre as cadeiras, como em qualquer classe econômica, é pequeno, mas não me incomodou tanto quanto na viagem com a Condor, por exemplo. Achei razoavelmente confortável. A equipe forneceu aos passageiros manta, travesseiro, meias, tapa-olho e fones de ouvido (foto abaixo).

Royal Air Maroc é boa e confiável?

A Royal Air Maroc disponibiliza ainda uma seleção ótima de filmes, inclusive lançamentos. A questão é que os títulos não têm legendas, apenas áudios em inglês e francês. Como meu inglês não é fluente, acabei não conseguindo assistir.

Royal Air Maroc é boa e confiável?

Achei a comida digna. Na ida, serviram pão com cream cheese, frango com arroz ou carne com legumes. De sobremesa, pudim de leite e chocolate Diamante Negro. Os lanchinhos e cafés da manhã também foram ótimos, sempre com pães gostosos, iogurtes e bons chocolates. Aliás, no voo entre Casablanca e Lisboa, de apenas uma hora, serviram sanduíche, bolo, iogurte e chocolate. Imagina tudo isso na ponte-aérea Rio – São Paulo, hein?

Royal Air Maroc é boa e confiável?

Por fim, não houve extravios, ufa. Aliás, uma dica valiosa: faça seguro viagem sempre. Caso fique sem seus pertences, basta comprar roupas e itens de primeira necessidade e depois apresentar as notas fiscais à seguradora para o reembolso. Fiz isso na Áustria e funcionou superbem.

Portanto, concluí que a Royal Air Maroc é confiável e presta um bom serviço aos seus clientes. Mas, como disse anteriormente, é válido se precaver com seguro viagem, pois as companhias aéreas são imprevisíveis.

Royal Air Maroc é boa e confiável?

LEIA MAIS:

Como usar milhas aéreas

Onde assistir a um bom show de fado em Lisboa

O que conhecer no Porto, em Portugal

Deixe uma resposta