Conheça a Cachoeira do Ferro Doido, no Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina

A Cachoeira do Ferro Doido, na Chapada Diamantina, é um local pouco visitado pelos turistas, apesar do visual deslumbrante. Quem acompanha os posts sobre essa região da Bahia aqui no blog sabe que é extensa a lista de passeios disponíveis lá. Por isso, esta maravilha localizada no município Morro do Chapéu acaba ficando injustamente em segundo plano. Contudo, vale frisar: ainda que a recompensa valha a pena, é preciso fazer um certo esforço para chegar.

A cachoeira fica a cerca de 3h30 de carro de Mucugê e a 2h40 de Lençóis. Uma viagem longa, portanto. Essas duas cidades são bastante usadas como bases para conhecer os pontos turísticos mais famosos. Eu mesma me dividi entre as duas.

Resolvi ir à Cachoeira do Ferro Doido porque não tinha tempo suficiente para uma trilha muito longa e também estava disposta a poupar minhas energias para a Cachoeira da Fumacinha (veja o texto sobre ela), que conheceria no dia seguinte. Nesse sentido, foi uma experiência válida. Porém, se você está com o roteiro apertadíssimo, o deslocamento não compensa. Isso porque só é possível observar a queda d’água de longe. Então, não se perde mais do que meia hora por lá. Para quem gosta de tomar banho e relaxar, não é o passeio ideal.

Encontrar a cachoeira é simples, basta seguir as indicações do GPS. Há também várias placas pelo caminho. Quando chegar ao ponto indicado pelo Google Maps, você estará na rodovia BA-052 e não verá qualquer sinal de água, apenas um descampado. Eu notei vários carros parados e uma certa movimentação. Por esse motivo, deduzi que havia chegado ao local correto. Parei o veículo ao lado dos outros e fui adentrando. Andei por uns cinco minutos e logo avistei a Cachoeira do Ferro Doido (ok, não ajudei muito nessa parte, mas é a realidade rsrsrs). O trajeto não tem qualquer obstáculo complicado. Pessoas de qualquer idade podem fazer o percurso.

Infelizmente, as condições das estradas até o Morro do Chapéu não são satisfatórias. Há muitos buracos no asfalto. Isso não chega a ser um grande empecilho, basta dirigir com atenção redobrada. E uma dica: ali perto fica o Parque Estadual do Morro do Chapéu. Pelas fotos, me parece ser uma boa pedida para aqueles que estão com tempo de sobra.

 

LEIA MAIS:

Como é a trilha da Cachoeira do Buracão, na Chapada Diamantina

Conheça a Fazenda Pratinha, na Chapada Diamantina

Pôr do sol no Morro do Pai Inácio

O encantador Poço Azul, na Chapada Diamantina

Cachoeira do Ferro Doido, na Chapada Diamantina

Cachoeira do Ferro Doido, na Chapada Diamantina

10 Responses

  1. Luiza Cardoso

    Que incrível a cachoeiro do Ferro doido! Alias, que nome né? haha!
    Não tinha ouvido falar dessa cachoeira da Chapada Diamantina ainda… mas nem entendo porque não. Ela é realmente muito linda!
    Que pena que as estradas até o Morro do Chapéu não são boas, fora o fato de ser longe né. Mas deve valer muito a pena! =)
    Adorei a dica!

  2. Michela Borges Nunes

    Pena que só dá para observar de longe, mas já é lindo né? Nossa, que visual, que lugar incrível! Queremos muito desbravar a Chapada Diamantina, fico deslumbrada com estes relatos.

  3. Ruthia

    É uma pena não ser possível dar um mergulho nessas águas, mas imagino que a contemplação também deve ser maravilhosa. Talvez até um lugar para meditação? Adoro lugares tranquilos.

  4. Lulu Freitas

    Linda dica. Sempre bom ler sobre locais menos divulgados. Apesar da distância, é um passeio super válido para quem tiver um roteiro mais flexível de tempo.

  5. Ana

    Nossa, que linda! Essa cachoeira eu não conheci não, mas com certeza irei numa próxima viagem à Chapada Diamantina.

  6. Nana

    Sempre fico de boca aberta quando leio sobre a chapada diamantina!! Amei o post! Estou louca para conhecer

  7. Fabia Fuzeti

    Que linda é a chapada, que linda é a cachoeira do ferro doido! Estou cada vez mais maluca para visitar logo a chapada diamantina, esses lugares reconectam a gente com a natureza!

Deixe uma resposta