Como é a Cachoeira Ribeirão do Meio, em Lençóis, na Chapada Diamantina

Ribeirão do Meio, na Chapada Diamantina
Ribeirão do Meio, na Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina, na Bahia, reúne cachoeiras famosas e muito procuradas, mas também esconde algumas boas surpresas. Uma delas é a Ribeirão do Meio, na cidade de Lençóis, uma boa pedida para todos os tipos de público.

Como já contei em outros posts sobre a Chapada Diamantina (vou deixar os links aqui embaixo, ok?), me hospedei em Lençóis e também em Mucugê. Resolvi dividir porque a região é enorme e cada cidade tem várias cachoeiras. Para diminuir o tempo de deslocamento, a boa é sempre ficar próximo dos pontos que você vai visitar.

Para chegar à Cachoeira Ribeirão do Meio, basta seguir pela Rua da Palha ou pela Rua da Torre. Ambas se cruzam numa determinada altura e, a partir daí, é só seguir em frente. A entrada para a trilha fica exatamente ao lado da Pousada Luar do Sertão. Você também verá uma plaquinha da Pousada Canto do Bosque. Procure se guiar pelo Google Maps. Seguindo as coordenadas ali, é possível chegar ao destino sem problemas.

Um vendedor de água sempre fica no início do caminho dando as dicas. Como eu fui na época de cheia (novembro), o volume de água estava muito alto. Ele alertou que era bastante perigoso escorregar na pedra e mergulhar. Eu não arrisquei e mantive distância da parte mais funda.

A trilha é bem fácil, totalmente plana. A caminhada dura meia hora, no máximo. Por isso, famílias podem fazer tranquilamente. Há bastante espaço nas pedras para relaxar. E o tal escorrega parece irado. Quem for no período seco (de maio a outubro) não pode deixar de aproveitar. Achei a água beeem gelada, mas não estava fazendo sol no dia. Ah, e a melhor parte: não há cobrança de ingresso.

Como a Ribeirão do Meio fica bem próxima do centrinho de Lençóis, se você estiver com pouco tempo disponível, pode conhecê-la e depois partir para outra cachoeira. Ou vice-versa.

Ribeirão do Meio, na Chapada Diamantina
Ribeirão do Meio, na Chapada Diamantina
Ribeirão do Meio, na Chapada Diamantina
Ribeirão do Meio, na Chapada Diamantina

 

*Passeio feito em novembro de 2017

LEIA MAIS:

Como é a trilha da Cachoeira da Fumacinha

Conheça a Cachoeira do Buracão

Poço Azul, uma das belezas da Chapada Diamantina

Fazenda Pratinha, na Chapada Diamantina, tem diversos atrativos

Assista ao pôr do sol no Morro do Pai Inácio

A encantadora Cachoeira do Mosquito

10 Responses

  1. Aninha Lima

    Eu Nao sabia que tinha outro lugar para se hospedar que não fosse Lençóis! Sou super adepta dessa possibilidade de dividir.. dá um trabalhinho de arrumar a mala e tal, mas facilita demais o dia a dia!
    Vou devorar os outros posts!

  2. Nana

    Quero muito conhecer a chapada diamantina!! Que lugar incrível!! Adorei suas dicas! espero ir logo!

  3. Ruthia

    É uma região que me desperta muita curiosidade, por causa dos posts dos bloggers brasileiros. Deve ser ótimo para desligar da rotina e fazer um reset, né? A água não estava muito fria?

  4. Bruna

    Cachoeira é vida!!! Adoro demais e já morri de vontade de conhecer só de ler seu relato!

  5. Livia Zanon

    Moro na Bahia, mas ainda não conheço a Chapada… Fico sempre na dúvida de onde me hospedar, quais passeios fazer, o que vale mesmo a pena… Adorei o post, vai me ajudar a me programar =))

  6. Juliana Moreti

    Tai um lugar que tenho muita vontade em conhecer! E gostei de saber que a trilha é fàcil e plana, com condições de levar criança!

  7. Tatiane Dias

    Nossa, tava bem cheia mesmo. Eu tenho um pouco de medo de cachoeiras, mas elas são uma delicia.

    Quero muito conhecer mais essa Chapada.

  8. Roberta Lan

    Meu marido é louco por esse tipo de passeio. Eu só consigo pensar na água gelada, hahaha!! Melhor separar uma roupa emborrachada aqui! 😛

Deixe uma resposta