*Atualizado em 15/7/2020 Tomar café da manhã no Parque Lage é uma das experiências mais agradáveis no Rio de Janeiro. Localizado no Jardim Botânico, o espaço é repleto de palmeiras imperiais e lagos e ainda conta com um belíssimo palacete. Tudo isso aos pés do Cristo Redentor. Cenário perfeito para começar o dia, né?
Neste post, estão as informações sobre horários de funcionamento e restrições em virtude da pandemia do coronavírus. O Parque Lage passou um período fechado e reabriu no dia 9/7/2020.
História do Parque Lage:
Nas terras onde hoje está localizado o parque havia um engenho de açúcar na época do Brasil Colônia, pertencente a Antonio Salema, então governador do Rio. No século XIX, um nobre inglês comprou parte do terreno e, precisamente em 1840, contratou o paisagista John Tyndale para projetar um jardim.
Dezenove anos mais tarde, foi a vez de Antonio Martins Lage adquirir a propriedade. Em 1920, ela passaria para um de seus netos, o empresário Henrique Lage. Foi ele quem mandou construir o charmoso palacete (foto abaixo) ao redor da piscina.
Hoje, funciona no local a Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), que oferece cursos, exposições, seminários e palestras. O parque também costuma ser palco de eventos de música.
Como chegar:
O Parque Lage está localizado na Rua Jardim Botânico 414. O estacionamento é exclusivo para funcionários e alunos da EAV, mas dá para encontrar vagas em ruas transversais próximas. É necessário chegar cedo para garantir uma.
De metrô, você terá que saltar na estação Botafogo e pegar o ônibus Metrô na Superfície sentido Gávea (ele fica parado na rua Nelson Mandela, esquina com São Clemente). Desça na estação Hospital da Lagoa.
De ônibus, há diversas linhas. Saindo do Centro:
- Troncal 5 (Alto Gávea x Central)
- Troncal 9 (São Conrado x Central via túnel Santa Bárbara)
- 112 (Rodoviária x Alto Gávea via túnel Rebouças)
- 309 (Central x Alvorada)
Da Zona Sul:
- Troncal 5 e 9
- 548 Integrada 3 (Alvorada x Metrô Botafogo)
- Circular 1 e 2
- 112
- 410 (Saens Peña x Gávea via Santa Bárbara)
- 439 (Vila Isabel x Leblon via Rebouças)
- 409 (Saens Peña x Horto)
- 538 (Rocinha x Leme)
- 583 (Cosme Velho x Leblon)
Da Zona Oeste:
- Integrada 3
- 309 (Alvorada x Central)
Da Zona Norte:
- 416 (Saens Peña x Jardim Botânico via Rebouças)
- 409
- 410
- 439
Importante destacar que há um elevador para portadores de necessidades especiais na escada principal de acesso ao palacete. E também bicicletários perto dos portões de entrada.
PRECISA DE CARRO NO RIO DE JANEIRO? COMPARE PREÇOS E ALUGUE
Horários:
O Parque Lage abre diariamente, inclusive aos feriados. Durante o período de pandemia, ele passou a funcionar, em vez das 8h às 17h, das 10h às 16h, assim como o Café PLage, onde é possível comer o café da manhã. A entrada é gratuita. Já a EAV segue fechada.
O palacete e o café têm agora o limite de cem visitantes por hora. A equipe afere a temperatura de todos e entram apenas aqueles com até 38 graus, um por vez. A permanência no parque só é permitida com máscara que cubra o nariz e a boca.
Como é o café da manhã no Parque Lage:
A primeira dica é chegar bem cedo para garantir uma mesa no Café PLage. Se quiser fazer aquela foto clássica na piscina sem precisar enfrentar uma enorme fila, apareça logo que o parque abrir. Lembrando que, mesmo durante a semana, fica supercheio. Portanto, tenha disposição para levantar logo da cama! rs
Sobre o café: escolhi o Plage completo, que serve duas ou três pessoas, dependendo da fome de cada um. Ele vem com alguns tipos de pães, ovos mexidos (você pode optar por bacon, tomates ou cogumelos como acompanhamento), queijo minas, peito de peru, manteiga, geleia, requeijão, bolo do dia, iogurte com granola, salada de frutas, um suco e uma bebida quente (chocolate ou café). São só duas bebidas mesmo, ok? Se houver mais gente, rola pedir uma avulsa.
Estava tudo muito gostoso. Contudo, considerei o preço meio salgado: R$ 82 (valor em 2020). Mas valeu a pena. Se não quiser consumir tudo isso, o restaurante oferece versões menores de café da manhã, além de omeletes e sanduíches. Eles também têm opções para almoço, como saladas, massas, frango e carne. Cartões de crédito e débito Visa, Mastercard e Amex são aceitos. O restaurante não trabalha com cheques. Veja o menu completo do PLage Café.
O que mais conhecer no Parque Lage:
Depois da comilança, resolvi dar uma volta pelo Parque Lage. O local tem várias placas, então, não é difícil chegar aos principais atrativos. Primeiramente, parei numa caverna artificial para observar os aquários incrustados (são 12 tanques) nas paredes, com diversas espécies de peixes. É um ótimo passeio para fazer com as crianças. Em seguida, visitei uma gruta com estalactites. Tudo isso, no momento, está fechado, mas rola dar uma boa caminhada pela área descoberta.
ENCONTRE SEU HOTEL NO RIO DE JANEIRO
O parque é muito bem conservado, dá gosto andar por ele. É permitido, inclusive, fazer piquenique lá, exceto no período de pandemia, claro. Recomenda-se o número máximo de 30 pessoas. Porém, não é liberada a utilização de mesas, cadeiras, bancadas e suportes. Também está proibida a entrada de animais de estimação.
Além de tudo isso, do parque sai uma trilha para o Cristo Redentor. Eu não fiz, mas, pelo que já li e ouvi, é um caminho meio chatinho, com vários trechos bem íngremes. Para ir e voltar, o visitante levará de duas a três horas.
Após o café da manhã no Parque Lage, resolvi dar um pulinho no Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas, outro lindo cartão postal da cidade. Fica a cerca de seis minutos de carro. Recomendo!
Por fim, se você estiver procurando passeios parecidos com este do Parque Lage, indico o Instituto Moreira Salles e o Parque da Catacumba. Outro café da manhã bem gostoso é o do Balada Mix. E tem um post aqui no blog recheado de dicas sobre o que fazer de graça no Rio de Janeiro.
LEIA MAIS:
Bar Adônis: comer bem a preços justos no Rio
Conheça o Parque do Penhasco Dois Irmãos, no Leblon
Ana Paula
Eu ameeeei essa dica! Sempre vejo a foto desse lugar nos instagram e morro de vontade de ir. Na próxima vez que visitar o Rio com certeza vamos tomar esse café da manhã no Parque Lage!
Mariana Antunes
Que delícia de café da manhã no Parque Lage, no Jardim Botânico. É um local belíssimo para visitar! Quando posso, adoro voltar! Vale a pena. Muita gente faz piquenique por lá tmb, é ótimo! 🙂 Obrigada pelas dicas!
Victoria Farina
Quando visitamos o Parque Lage estávamos mais na vibe de conhecer o Jardim Botânico e visitar o Rio. Na próxima vez vou pensar em dar uma passadinha para tomar café da manhã, mesmo que também tenha achado um pouco salgado o valor. Talvez um omelete com suco seja uma boa opção para mochileiros 😂😉
Luciana Cadore
Ótima dica do café da manhã no Parque Lage! Conhecemos esse lugar no ano passado, mas chegamos por volta do meio-dia, então nem tentamos comer por lá, pois já estava bem cheio. Realmente, o preço do café da manhã é um pouco salgado, mas parece bem servido. E acho que não foge muito de outros lugares no Rio.
Abraço!
Ruthia Portelinha
Estive no Rio e no Jardim Botânico uma vez, há ziliões de anos, mas não sabia do Parque Lage e desse café da manhã. Tenho tantos motivos para voltar um dia. Madrugar não é problema, que eu sou muito madrugadora. Gostei dos detalhes históricos do lugar
Gabi Torrezani
Uau, eu adoro esse lugar, mas nunca soube da possibilidade de tomar café da manhã no Parque Lage! Amei, parece uma delícia… já quero voltar pro Rio e experimentar
Dhebora
Eu também acho o café da manhã no Parque Lage um pouquinho salgado, porém, acho que compensa para a experiência do passeio. É algo que a gente não faz todo dia, né? E lá é tão gostoso!
Mariana Menezes
O Parque Lage é um lugar que eu amo no Rio de Janeiro! Fiz a visita guiada e foi maravilhoso. Nunca fui para o café da manhã, mas gostei muito da sua sugestão, a comida tá com uma cara ótima! É um passeio ótimo para fazer com crianças também, né?
Maria C
Ahhh! Um café da manhã no Parque Lage no Rio de Janeiro nesse fim de semana era tudo que eu queria!! Seguido de uma praia então! Aô saudade! E que legal esse lance dos aquários! Não sabia!
Angela C S Anna
eu visitei o parque lage e achei incrível, peguei um dia ótimo e tirei a foto clichê haha até fiz o primeiro encontro do Apure Guria aí e apareceu 12 pessoas, foi incrível!
Tayná
É 82 por pessoa?
De Boa na Trip
Não. 82 é o café completo, que serve de duas a três pessoas. Os itens são os que citei no texto.
Michele
Amei a postagem! Me ajudou muito, obrigada!
De Boa na Trip
Que bom, Michele! Volte sempre! 🙂