Mirante do Sacopã, no Parque da Catacumba: ótimo passeio para crianças e adultos no Rio

postado em: Brasil, Rio de Janeiro | 1
Mirante do Sacopã
Mirante do Sacopã

O Rio de Janeiro é uma cidade que nunca se esgota. Moro há 31 anos e estou sempre conhecendo novos cantinhos. Esta semana estive no Parque da Catacumba, na Lagoa. Dentro dele está a trilha para o Mirante do Sacopã e do Urubu, que oferece uma linda vista da Zona Sul. E essa é apenas uma das atrações. Programão para adultos e crianças!

Como chegar:

O Parque da Catacumba se localiza na Avenida Epitácio Pessoa, 3.000, perto do Parque dos Pedalinhos e em frente a um posto de gasolina BR.

De metrô, salte na estação Cantagalo e caminhe por cerca de 20 minutos. É uma opção para quem sai da Zona Oeste. Aqueles que não quiserem andar esse trecho podem recorrer aos ônibus das linhas 461, 462, 436 e 441, que param próximo ao número 2.900. Esses mesmos ônibus, além do 517, servem aos que estiveram em bairros como Leblon, Ipanema, Gávea, Copacabana e Botafogo.

Para quem sai da Tijuca, rola pegar o 410 até a Gávea e depois o 436 (esse último também vale a partir de Vila Isabel). Enfim, é o caso de dar aquela olhada no Google Maps para ver qual linha melhor atende às suas necessidades. Sem falar que veículos solicitados por aplicativos também podem ter um bom custo-benefício.

De carro é um pouco mais complicado porque não há estacionamento no local. Mas vi muita gente parando num estacionamento na rua mesmo, perto do Parque dos Pedalinhos. Me pareceu bem organizado, mas não sei se o ponto é explorado por flanelinhas ou legalizado.

Mirante do Sacopã
Entrada do Parque da Catacumba

O que fazer:

Logo na chegada, recomendo seguir pelas escadas da foto acima e subir até o Mirante do Sacopã (imagem abaixo). São 600 metros de caminhada. Há muitos degraus durante o trajeto. Pessoas com alguma dificuldade de locomoção podem achar um pouco complicado, mas, no geral, é tudo bem fácil. Em 15 minutos, rola chegar ao topo. Vi muita gente usando chinelos, mas, se tiver chovido nos dias anteriores, melhor ir com tênis para evitar escorregar.

A vista para a Lagoa Rodrigo de Freitas é incrível. É possível observar ainda o Jardim Botânico, a Praia de Ipanema, a Pedra da Gávea e o Morro Dois Irmãos (aliás, falando em todas essas lindezas, deixo aqui também a dica da trilha da Pedra Bonita, em São Conrado, outro ponto turístico maravilhoso do RJ). Contudo, o espaço do Mirante do Sacopã é beeem reduzido. Se você for num dia movimentado, vai ser complicado ficar relaxando e tirando fotos. Isso me decepcionou um pouco.

Bem pertinho do Mirante do Sacopã, fica o Mirante do Urubu. O espaço para apreciar a paisagem é menor ainda. A vista é bonita, mas menos interessante que a outra. Vale ressaltar que todo o caminho é bem sinalizado, então, não existe qualquer risco de se perder.

Além disso, aqueles que têm filhos encontram ótimas opções de atividades no parque. Estão disponíveis tirolesa, arvorismo e muro de escalada. O combo sai a R$ 75 (valor em março de 2019), mas é possível praticar cada um separadamente. Os preços estão no site da empresa Lagoa Aventuras. Eles inclusive trabalham com pacotes para aniversário. Vi duas festinhas e a criançada estava se acabando.

Durante todo o passeio, o visitante ainda encontra esculturas espalhadas. São obras de Edgar Duvivier, Mazaredo, entre outros. E, para terminar, dá para descansar e beber algo nas várias mesinhas instaladas
logo na entrada do parque. Neste ponto, costumam acontecer piqueniques.

Mirante do Sacopã
Mirante do Sacopã
Mirante do Sacopã
Escalada no Parque da Catacumba
Mirante do Sacopã
Arvorismo no Parque da Catacumba

Horários:

O parque abre de terça-feira a domingo, das 8h às 17h. Durante o horário de verão, funciona até 18h. A entrada é gratuita. Já as atividades da Lagoa Aventuras estão disponíveis das 9h30m às 16h30m (até 17h no horário de verão).

LEIA MAIS:

Trilha da Pedra do Pontal, no Recreio: prós e contras

Conheça a Cachoeira da Concórdia, em Guapimirim

Como é a trilha da Pedra do Telégrafo, em Guaratiba

Deixe uma resposta