A ida à famosa Pedra do Telégrafo, em Barra de Guaratiba, vale muito a pena

pedra do telégrafoVisitar a Pedra do Telégrafo, em Barra de Guaratiba, virou modinha no Rio de Janeiro. Confesso que resisti bastante, pois achei que não valeria a pena encarar um local lotado de pessoas interessadas apenas em tirar a tal foto com ilusão de ótica. Porém, me surpreendi muito, pois a paisagem é incrível!
Barra de Guaratiba fica na Zona Oeste da cidade. Siga até a praça principal, onde se localizam o posto do Corpo de Bombeiros e um supermercado, bem juntinho da praia. Existem linhas de ônibus que param neste ponto. A partir dali, continue na via principal até avistar uma ladeira à esquerda, ao lado do bar Sereia de Guaratiba. Suba por ela (logo no início você vai ver “Pastel + Caldo de cana” escrito num muro) e, em certo momento, verá um portão, onde funciona um estacionamento. Se estiver de carro, pare nesse espaço. O preço é R$ 20.
Depois, é só seguir a trilha, bem sinalizada. Meia hora de subida direto até a Pedra do Telégrafo. A recompensa é demais! Aconselho chegar cedo, por volta das 8h, pois o lugar bomba e vai ser difícil fazer as tais fotos com tranquilidade. As filas costumam ser enormes, com duas horas (!) de espera. Eu escolhi ir num dia em que o tempo não estava muito firme. Portanto, não tive qualquer problema: ao chegar, às 8h30m, encontrei apenas dois casais. Calmaria total. E vá sem medo: a altura da Pedra do Telégrafo é baixa, não há qualquer perigo. Não passa de um truque na hora do clique 🙂
Após relaxar e curtir bem a paisagem, retorne pelo mesmo caminho até encontrar um tronco atravessado. Então, vire à esquerda. Seguindo por mais uma hora, aproximadamente, você chegará à Pedra da Tartaruga e à Praia do Perigoso. Trata-se de uma descida íngreme, portanto, escolha um bom tênis para a trilha.
Na volta, se quiser, pare na praia de Barra de Guaratiba para apreciar a vista. Além disso, procure almoçar num daqueles restaurantes deliciosos do bairro. Fui ao Tropicana, que fica colado ao mangue. Muito interessante. Recomendo experimentar a moqueca. Os preços variam de R$ 80 a 120 para duas pessoas, mas os pratos servem três tranquilamente.
Outra dica para aproveitar a ida até lá é visitar o Sítio Roberto Burle Marx, que tem uma área de mais de 400 mil m² cheia de jardins. É necessário agendar com antecedência. Para saber mais sobre outras opções de lazer no bairro, leia este post do blog Destinos e Afins.

LEIA TAMBÉM:

Tudo sobre a trilha da Pedra Bonita
O que saber sobre a trilha da Pedra do Pontal
Cachoeira da Concórdia, em Guapimirim: como chegar?
pedra do telégrafopedra do telégrafopedra do telégrafopedra do telégrafopedra do telégrafo

pedra do telégrafo
Praia Barra de Guaratiba
pedra do telégrafo
Mangue ao lado do restaurante Tropicana
pedra do telégrafo
Moqueca de peixe

3 Responses

Deixe uma resposta