Parque do Penhasco Dois Irmãos, no Leblon, no Rio de Janeiro: como chegar?

postado em: Rio de Janeiro | 18

Penhasco Dois IrmãosJá ouviu falar do Parque Natural Municipal do Penhasco Dois Irmãos? É de lá que se tem uma das melhores vistas para a Zona Sul do Rio de Janeiro. Neste post, contarei como é a visita a esse atraente ponto turístico localizado no Leblon.

Primeiramente, quando chegar ao bairro, dirija-se à Rua Gabriel Mufarrej, transversal à Visconde de Albuquerque. Fica bem perto do canal do Jardim de Alah e da praia. É uma via curtinha. Você logo verá uma placa da Unidade de Polícia Pacificadora do Vidigal com uma seta para a esquerda. Vire e estará na Rua Aperana. Basta subir por ela.

Se estiver de carro, acessará bem rápido a primeira portaria do parque. A pé, demora uns 15 minutos. Trata-se de uma rua bastante sinuosa e íngreme. O local me pareceu bastante tranquilo, apesar do aviso da UPP. Não é preciso assinar um livro de registros, como é comum quando o local tem trilhas longas. Basta entrar. Também não se faz necessário o agendamento prévio da visita.

Neste primeiro ponto, há um belíssimo mirante, onde fiz a foto acima e as que estão logo abaixo. Rola ver a Praia e o Mirante do Leblon. Nesta parte, foi feito um bonito memorial em homenagem às vítimas do voo da Air France que caiu em 2009.

PRECISA DE CARRO? COMPARE PREÇOS E ALUGUE

Penhasco Dois IrmãosPenhasco Dois Irmãos

Depois de descer a escadaria da foto acima, chega-se a este ponto

Mas é só o começo do passeio: toda a estrutura do Parque do Penhasco Dois Irmãos está localizada um pouco mais acima. Depois de explorar o mirante, suba mais um pouco. A pé, levará cinco minutos, aproximadamente. Lá o visitante encontra um estacionamento gratuito, além de banheiros e bebedouros. Há também outros mirantes, brinquedos infantis, um espaço destinado a piqueniques e jardins. As placas sinalizam como encontrar cada uma das atrações.

VEJA OPÇÕES DE HOSPEDAGEM NO RIO DE JANEIRO

Tudo está muito bem conservado e alguns seguranças circulam pelo local. O parque funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 17h. Durante o horário de verão, fica aberto até 18h. Portanto, trata-se de um ótimo programa grátis para todas as idades, sobretudo no fim de tarde.

Para terminar, deixo outras dicas da minha cidade maravilhosa. Ainda na Zona Sul, vale a pena conhecer o Mirante do Sacopã, na Lagoa. Trilha molezinha. Outra trilha que considero tranquila, embora bem mais extensa, é a da Pedra Bonita, em São Conrado. E não deixe de experimentar o café da manhã no Parque Lage, no Jardim Botânico. Outro passeio incrível!

Parque do Penhasco Dois Irmãos
Parte mais alta do Parque do Penhasco Dois Irmãos

*Visita realizada em março de 2018

LEIA MAIS:

Praia da Joatinga, paraíso no Rio de Janeiro

Saiba como fazer a trilha da Pedra do Pontal

Veja como conhecer o Cristo Redentor, no Morro do Corcovado

Passeio barato no Rio de Janeiro: Instituto Moreira Salles, na Gávea

18 Responses

  1. Vitor

    Eu já estive no Rio mas não fui aí…na próxima já sei obrigada pelas dicas

  2. Aline Rodrigues

    Nunca tinha ouvido falar no Penhasco Dois Irmãos. Adorei e vou colocar na lista! Amo lugares que têm lindas vistas. Parabéns pelo post e pelas fotos!

  3. Amilton Fortes

    Taí um lugar legal que ainda não conheço no Rio. Ótica dica, vou incluir na minha próxima visita! Obrigado por compartilhar…

  4. vicfarina

    Que lugar lindo! Não sabia nem que existia e adorei a dica. Vou enviar o post a meus amigos que moram lá mas obrigá-los a me esperar para ir junto hehehehe será que vai rolar? 🙂

    • De boa na trip

      Tem que obrigar mesmo! hahaha Me conta se deu certo depois 🙂

  5. Aninha Lima

    Já vi fotos lindas, mas nunca subi! Na verdade,Morro de medo de subir nos lugares aqui no RJ. Mas foi bom saber que lá eh calmo, vou tentar fazer semana que vem!!

  6. Lulu Freitas

    O visual desse parque é lindo! Bom saber que está conservado e com segurança. Uma ótima opção de passeio no Rio.

  7. Marcia

    O Rio tem mirantes maravilhosos, né? Pena que a gente vá ao Rio super tenso e acabe não aproveitando tudo, mas já vi muita gente dizendo que é seguro. Preciso conferir!

  8. Fabia Fuzeti

    Muito legal a dica, bem prática ensinando como chegar, muitas vezes lemos por aí sobre locais incríveis mas ninguém ensina como chegar, né? Que saudade do Rio! cidade lindaaaaaaa!

  9. Leo Vidal

    Acredita que mesmo morando no Rio, só fui conhecer o parque no ano passado. Assim como você dei sorte e subi em um dia lindo. Adorei tanto que já voltei algumas vezes.

  10. eduardo silveira

    o rio de janeiro é muito bonito, ja fui 3 vezes não existe cidade igual no brasil um orgulho para os cariocas da gema, a natureza prevaleçe…porem muitos problemas sociais como violência nas favelas devido a politicos corruptos

    • De Boa na Trip

      Sim, Eduardo. Moro no Rio desde que nasci e não troco por nada, mas realmente a situação anda beeem complicada, infelizmente.

  11. Diego

    Bom dia
    Me chamo Diego, sou fotógrafo do RJ gostaria de saber se o parque esta funcionando devido ao corona vírus?
    Se estiver, gostaria de saber se pra acessar o local é pago, ou é publico.
    Gostaria de saber também se a visita ao local é com agendamentos ou é aberto normal para visitantes.
    Como disse sou fotógrafo é permitido o uso dentro do parque? É permitido tirar fotos com o uso do flash?

    • De Boa na Trip

      Olá, Diego! Não tenho como confirmar se está funcionando. Na fase 2 da reabertura, parques e praias foram liberados para atividades físicas apenas. Recomendo aguardar a fase 3, prevista para 2 de julho. Até porque este não é o momento indicado para ficar circulando pela cidade se a atividade não for essencial. Sobre o acesso, não sei se você chegou a ler o texto, mas explico que é gratuito. E não há necessidade de agendamento.

      Em relação às fotos, não vi qualquer restrição ou fiscalização. Tirei as minhas com celular, mas acredito que uma câmera maior não seria um problema. Se você for levar equipamentos muito grandes, aí é melhor se informar no local antes.

      Bom passeio!

Deixe uma resposta