Ponta do Pai Vitório, em Búzios, é a Nusa Penida brasileira

postado em: Rio de Janeiro | 6
Mirante da Ponta do Pai Vitório, em Búzios
Mirante da Ponta do Pai Vitório

Para começo de conversa, fiquem em casa se possível e se cuidem muito! Escrevo este post em meio à grave pandemia do coronavírus, mas de forma alguma pretendo incentivar viagens neste momento. Deixei este espaço sem atualização durante vários meses por motivos óbvios. Muitos não sabem, contudo, que manter um blog tem custos altos (hospedagem, por exemplo). Por isso, decidi retomar as atividades, para voltar a rentabilizar ao menos com os anúncios. Torço, apesar da situação delicada do Brasil, para que em breve todos possam visitar com segurança o lugar do qual falarei aqui hoje, a Ponta do Pai Vitório. Tive o prazer de conhecer no ano passado.

Então, vamos lá. Quem acompanha perfis de viagens no Instagram já deve ter visto várias fotos da Nusa Penida, em Bali, na Indonésia. Eu acho que a formação rochosa que lhe deu fama é semelhante demais à Ponta do Pai Vitório, ponto turístico de Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Concordam?

O nome:

Estudos históricos apontam que Pai Vitório seria o nome de um navio negreiro clandestino, de origem portuguesa, que afundou próximo ao morro. Um jovem africano, exímio nadador, teria sido o único sobrevivente. Ele ficou conhecido, portanto, como Pai Vitório, um pregador da religião cristã, e, em certo momento, subiu ao cume com uma luz para iluminar a rota para o desembarque. Isso acabou impedindo naufrágios e salvando muitas pessoas. Daí o nome do morro.

Como chegar:

Para acessar Búzios saindo do centro Rio de Janeiro, o caminho mais rápido é pela Via Lagos. E, para chegar ao mirante da Ponta do Pai Vitório, basta seguir até o finalzinho da Praia Rasa, que fica a pouco mais de 13km da Rua das Pedras, a famosa via do centrinho de Búzios.

Eu estava de carro e usei o Google Maps para me localizar. Ele indicou um ponto numa rua sem saída, onde fica o condomínio Dom Diogo (foto abaixo). Parei o carro nessa via e caminhei pela passagem do lado direito (onde está a lixeira). Não havia qualquer bloqueio, mas o mato estava meio alto. Em instantes, acessei a praia. Se você tiver alguma dificuldade, basta voltar um pouco e entrar numa rua anterior, ok?

PRECISA DE CARRO? COMPARE PREÇOS E ALUGUE

Mapa para chegar ao Mirante do Pai Vitório
Mirante fica no final da Praia Rasa
Na rua onde fica o condomínio, dá para estacionar o carro. Segui para a Praia Rasa pelo caminho à direita, onde está a lixeira (Foto: Reprodução /Google Maps)
Caminho até a Praia Rasa
Praia Rasa, em Búzios
Começo da trilha (seguir para a minha esquerda na foto, se distanciando das casas)

Trilha para o mirante da Ponta do Pai Vitório:

A partir de onde eu cheguei à praia, fui andando pelas pedras. Importante lembrar que, se a maré estiver alta, você vai acabar se molhando, claro. Então, cuidado para não escorregar. Siga as legendas das imagens abaixo para entender o percurso.

Caminho pelas pedras. É preciso fazer aquela curva ali adiante
Então, você chegará aqui
Pode subir por aqui

Não há sinalização do início do trajeto para o mirante. Eu mostro na foto acima o ponto perto de onde encontrei uma subida. Fiz tudo na base da intuição rsrs. Não foi difícil achar o caminho correto. Cheguei em menos de cinco minutos ao topo. E aqui vai um alerta. Tem uma parte de mata fechada com uma quantidade surreal de mosquitos. Sou muito alérgica e esqueci o repelente. Saí com picadas da cabeça aos pés haha.

Dizem que também dá para subir por uma trilha mais à frente, depois desta parte onde as pessoas estão passando na foto abaixo.

ONDE SE HOSPEDAR EM BÚZIOS? VEJA AS OPÇÕES

A Ponta do Pai Vitório:

A vista lá de cima é espetacular. Eu infelizmente peguei um dia de sol entre nuvens. Então, a paisagem não estava perfeita, mas, ainda assim, incrível. Recomendo ir bem cedo, por volta das 8h, sobretudo se o dia estiver muito bonito e se for alta temporada. Tem pouco espaço e, se houver muita gente, a experiência não vai ser tão legal.

Mirante da Ponta do Pai Vitório, em Búzios
Mirante da Ponta do Pai Vitório
Mirante da Ponta do Pai Vitório, em Búzios
Mirante da Ponta do Pai Vitório, em Búzios

Para terminar, é importante dizer que Búzios tem vários outros atrativos. Recomendo demais a Praia da Foca, um paraíso escondido e, portanto, menos frequentado. A Ponta da Lagoinha também é sensacional. A Praia do Forno é outra que merece sua visita. Portanto, reserve pelo menos três dias para conhecer essa maravilha de cidade.

LEIA MAIS:

Ilha do Japonês, em Cabo Frio: como chegar?

Saco do Mamanguá, o maior fiorde tropical do mundo

40 programas gratuitos no Rio de Janeiro

6 Responses

  1. Murilo Pagani

    Caramba, a Ponta do Pai Vitório parece ser uma das mais belas paisagens de Búzios.
    Acredita que só descobri este lugar depois que voltei de viagem?! =(

    Mas como amo a Região dos Lagos, tenho certeza que terei outro oportunidade para conhecer!

    Ótimas dicas!

    Abraço

  2. Fabricio

    Eitaaaaa, não é que a Ponta do Pai Vitório parece mesmo com a Kelinking Beach em Nusa. Bateu uma saudade daquele lugar, agora.

  3. Thais Mendes

    Que incrível! Fiquei chocada com essa vista da ponta do Pai Vitório. Fui para Búzios duas vezes e não fazia a mínima ideia dessa praia. Vale uma nova visita, hein

  4. Leo Vidal

    Já tinha visto foto da Ponta do Pai Vitório em Búzios, mas nunca tinha associado à Nusa Penida. Realmente parece bastante. Nunca visitei, mas agora que tenho o passo a passo, assim que voltar a Búzios vou lá conferir.

  5. Suriàn

    Adorei tuas dicas da Ponta do Pai Vitório. Quando eu for visitar Búzios, com certeza usarei tuas dicas. Obrigada!

Deixe uma resposta