Muita gente conhece Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro, ou já ouviu falar, mas nem desconfia de que lá está escondida uma joia chamada Saco do Mamanguá. Considerado o único “fiorde brasileiro”, por causa do formato mar entre montanhas, ele tem oito quilômetros de extensão e 33 (!!!) praias.
Como chegar ao Saco do Mamanguá:
Para chegar ao Saco do Mamanguá, é preciso pegar uma embarcação em Paraty Mirim, que fica a meia hora de carro do centro de Paraty. Quem estiver sem veículo próprio pode recorrer aos ônibus que saem da rodoviária de Paraty.
ONDE FICAR EM PARATY?
Me recomendaram o barco do Nerildo, o São Rafael II, no qual cabem 14 pessoas. Então, entrei em contato numa sexta-feira e fechei um passeio de três horas para casal por R$ 180, para sábado. Foi um tour privativo maravilhoso. O irmão do Nerildo, Ney, foi o responsável por nos levar ao Mamanguá. Rola escolher em quais praias parar e ele vai dando todas as explicações. A estrutura do barco é ótima. Contato: (24) 99822-2502.
Também há a possibilidade de chegar cedo a Paraty Mirim (por volta das 9h) e tentar negociar passeios no cais. O ponto de encontro dos barqueiros é o Bar do Fabinho, bem fácil de encontrar.
PRECISA DE CARRO? COMPARE PREÇOS E ALUGUE
O passeio pelo Saco do Mamanguá:
Conhecemos as praias do Buraco, do Sobrado e do Engenho, as principais. E passamos por várias outras, onde há casas para serem alugadas. Vale muito a pena combinar com um grupo e passar o fim de semana inteiro lá. Para pesquisar esses locais, acesse os sites do Alugue Temporada, do Airbnb ou do Refúgio Mamanguá.
Paramos na praia que fica bem em frente ao Pico do Pão de Açúcar (foto abaixo). Neste ponto, há um bar que serve de referência para a trilha que leva ao alto da pedra. Uma hora de subida, aproximadamente. Caso queira se aventurar, marque com o barqueiro algum horário no fim de tarde e passe o dia curtindo a caminhada e depois o banho de mar.
Quem estiver com tempo pode aproveitar para conhecer também Trindade, onde fica a famosa Praia do Cachadaço. Outro destino imperdível na Costa Verde é Angra dos Reis.
*Viagem realizada em novembro de 2016
LEIA TAMBÉM:
Como chegar à Ilha do Japonês, em Cabo Frio?
Conheça Lumiar, na Região Serrana do Rio
A encantadora Praia da Foca, em Búzios
Trilhas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Teresópolis
Camila Neves
Oi! Eu nunca tinha ouvido falar sobre o Saco do Mamanguá antes… E agora, graças ao seu post, virou mais um destino apra conhecer na minha listinha! 🙂
Diego Arena
Acredita que já fui para Paraty duas vezes e não sabia do Saco do Mamanguá? Já deixei anotado para a próxima.
Thais
Paraty, tão pertinho de onde moro e não conheço.
Preciso conhecer.
Obrigada pelas dicas.
Abraços
Thais
Adriana Magalhães
Ah, toda a região de Paraty é maravilhosa né? Esses passeios de barco pelas praias são inacreditáveis. Muito bom o post!
Analuiza
Que passeio maravilhoso! As fotos estão lindíssimas!!!!!!