O que fazer em Cartagena? A charmosa cidade da Colômbia encanta pela arquitetura e pelos restaurantes maravilhosos. Três dias inteiros são suficientes para conhecer tudo. Se estiver com tempo e quiser visitar também as praias, fique quatro ou cinco.
Recomendo ir antes a San Andrés e se hospedar por lá durante três ou quatro dias (uma hora e meia de voo entre as duas cidades, aproximadamente). As ilhas são lindíssimas. Há também passeios de barco saindo de Cartagena para outras ilhas, como as belas Islas San Bernardo. Já a ilha Rosário e a Playa Blanca são menos atraentes, na minha opinião. Os próprios hotéis recomendam agências de turismo que fecham pacotes (alimentação + transporte). As praias Bocagrande e El Laguito se localizam na própria cidade e geralmente ficam bem cheias. Dá para chegar de ônibus ou táxi.
Em Cartagena, escolhi o hotel San Lazaro e conto tudo no post sobre hospedagem na Colômbia. Ele fica localizado em frente ao Castillo San Felipe de Barajas. É a melhor atração de Cartagena, que não tem tantos pontos turísticos bombantes. Rola entrar em vários túneis, descobrir a história do castelo e também apreciar uma bela vista. Há ainda uma lojinha de souvenir interessante. Reserve pelo menos duas horas para o passeio.
O castelo fica fora da cidade murada, que, por sinal, é uma graça. Lembra Paraty e Búzios (RJ), mas com o toque especial das muralhas. Há, porém, uma parte bem feia, onde se encontra a famosa casa noturna Cafe Havana. Fuja dali. A boa é focar na Praça Santo Domingo e nos arredores, onde funcionam várias lojinhas, além de bares e restaurantes. Ah, lá também é possível ver a conhecida escultura em bronze da gorda de Fernando Botero.
Outro ponto bastante procurado em Cartagena é o centro comercial Las Bóvedas, próximo à Praça Santo Domingo, ideal para comprar souvenir a preços mais baixos. Tem artesanato, roupa, bolsa (como esta aí da foto acima), sapato… É bom fazer uma pesquisa ampla e pedir descontos. Ali perto está também a Torre do Relógio, mais uma atração turística. Durante as caminhadas pela cidade, aliás, você verá prédios antigos, casas fofas e igrejas. Explore cada pedacinho sem pressa.
Abaixo, listo os melhores bares e restaurantes:
Cafe del mar: Perfeito para apreciar um belíssimo por do sol provando bons drinques. O ambiente me agradou, mas vale ressaltar que o atendimento é meio lento e as bebidas, embora saborosas, muito caras. A long neck da cerveja Club Colombia, muito popular no país (assim como a Águila), custa 10.000 COP, sendo que o preço geralmente varia de 5 a 9. Os drinques saem por mais de 20.000.
Café Havana: Achei o local interessante, com uma decoração bacana. Fui numa quarta-feira, em que o valor da entrada é revertido em consumação, algo bastante vantajoso. É uma ótima opção para conhecer a música local, mas, se estiver com a grana curta, pule.
LEIA TAMBÉM:
Cayo Cangrejo, um paraíso na Colômbia
Deixe uma resposta