A popular cervejaria Hofbräuhaus em Munique

postado em: Munique | 1
Fachada (Foto: Reprodução/Instagram Hofbräuhaus)

Ir a Munique, na Alemanha, e não visitar a cervejaria Hofbräuhaus é como viajar para o Rio de Janeiro e deixar de fora o Cristo Redentor. Trata-se de um local tradicionalíssimo da cidade, muito procurado tanto por turistas quanto por moradores.

A Hofbräuhaus foi fundada em 27 de setembro de 1589 pelo duque Wilhelm V, no local de residência da corte. Em 1828, o rei Ludwig I decretou que ela se tornaria uma cervejaria pública. Ludwig, a gente agradece, tá? 🙂

O primeiro andar é coração da cervejaria, onde se encontram mais de 200 mesas coletivas. O lugar, enorme, vive cheio, mas há sempre um espaço disponível para sentar, independentemente do horário.

Hofbräuhaus em Munique

(Foto: Reprodução/Instagram Hofbräuhaus)

Apesar da balbúrdia (se você curte restaurantes tranquilos e mais silenciosos, esqueça!), os garçons conseguem dar conta do recado e são eficientes no atendimento, além de simpáticos. A todo momento, mulheres com roupas típicas circulam vendendo pretzels gigantes.

Além disso, de tempos em tempos, uma tradicional banda alemã toca músicas famosas da Baviera. O espetáculo é ótimo e bem animado. A Hofbräuhaus ainda mantém um depósito onde os clientes fiéis podem deixar armazenadas suas canecas de cerveja. Um charme!

Já no segundo piso fica o Festival Hall, a maior sala do edifício. Lá são realizados grandes eventos. Também há apresentações de música diariamente. Quem quiser pode visitar a exposição sobre a história da Hofbräuhaus nesse andar. Funciona diariamente, das 9h às 17h, e tem entrada gratuita.

Cardápio:

As grandes estrelas são o joelho de porco (servido com molho especial e uma espécie de massa de batata), a 12,90 euros; a salsicha de vitela, a 5,90; e o schnitzel (carne empanada servida com salada de batata), a 18,90. Todos esses valores são referentes a 2019, ok? Meu namorado provou o joelho e eu, a salsicha. Estava tudo saboroso.

De sobremesa, vá de apfelstrudel, um doce de maçã com sorvete de baunilha e creme (6,50). Para saber das outras opções de comidas, consulte o menu no site.

Hofbräuhaus em Munique
Joelho de porco na Hofbräuhaus em Munique

Para beber, eles oferecem cerveja escura (um litro a 9,20), original clara (mesmo preço) e de trigo (meio litro a 4,90). Também disponibilizam cervejas sazonais. O cardápio tem ainda vinhos e bebidas não-alcoólicas.

Para terminar, dê um pulo na lojinha, bem perto da entrada do estabelecimento. Os preços não são baratinhos, mas os produtos valem como bons souvernirs. Tem caneca, chaveiro, camiseta, toalha, caneta, cinzeiro, objetos de decoração e por aí vai.

Serviço:

A Hofbräuhaus abre todo santo dia, das 9h à meia-noite. Para jantar, chegue antes das 20h30, pois a cozinha fecha cedo e, depois desse horário, eles reduzem o menu a alguns aperitivos.

O restaurante está localizado no centro da cidade, na Platzl 9. O melhor jeito de chegar é de metrô (linhas U3 ou U6) e de trem. Salte na estação Marienplatz. A distância a pé é de menos de cinco minutos. Se você estiver de carro, poderá parar no estacionamento próprio do local, com entrada pela Hochbrückenstraße.

LEIA MAIS:

Zugspitze, a montanha mais alta da Alemanha

Os lindos lagos Obersee e Konigssee, na Alemanha

Rota dos Alpes na Alemanha: conheça Alpspitze

  1. Luciane

    Sou louca para conhecer essa cervejaria, sempre que encontro a HB por aqui aproveito para beber.

Deixe uma resposta