A Plaza de Toros de Sevilha é palco das tradicionais touradas, um esporte para lá de controverso. Ela começou a ser construída no século XVIII e a obra durou quase 120 anos.
O local, com capacidade para cerca de 12 mil pessoas, é propriedade da Real Maestranza de Cabalería, um grupo formado por cavaleiros pertencentes a famílias nobres da Espanha. Nesse espaço, também fica o Museu Taurino, inaugurado em 1989.
As touradas acontecem todo ano por temporadas, geralmente de abril a junho e entre setembro e outubro. A arena está aberta ao público mesmo fora do período de eventos. Veja como é a visita.
Como chegar:
A Plaza de Toros de Sevilha fica no Paseo Cristóbal Colón 12. Eu recomendo fazer absolutamente tudo a pé na cidade. Por isso, indico o hotel América Sevilla, muito bem localizado na Plaza del Duque de La Victoria, a apenas 15 minutos a pé da Plaza de Toros. Os quartos são excelentes e o atendimento, idem.
Há diversos outros hotéis disponíveis na cidade, mas procure sempre os mais próximos dos pontos turísticos. Porém, se acabar ficando um pouco mais distante, não se preocupe. Há vários ônibus abastecendo a cidade. Param na porta da Plaza de Toros os veículos das linhas 03, 21, 40, 41, A2 e C4.
Aliás, a Plaza fica pertinho da Torre del Oro e da Ponte Triana, outros dois pontos turísticos belíssimos e imperdíveis. Dá para se programar e ir a todos os locais no mesmo dia.
VIAJE CONECTADO COM ÓTIMO CHIP DE INTERNET
O tour na Plaza de Toros de Sevilha:
O passeio dura cerca de 50 minutos. Uma funcionária vai guiando um grupo de aproximadamente 30 pessoas durante todo o tempo. Primeiro, fala em espanhol e, em seguida, repete tudo em inglês. Ela mostra cada sala do museu e conta a história das touradas. Rola ver também as lindas vestimentas dos toureiros.
Há explicações interessantes sobre as regras do esporte e algumas curiosidades mórbidas, como qual foi o primeiro homem a morrer por ali. Depois, o visitante percorre o mesmo caminho que um toureiro, passando pelo pátio dos cavalos e pela capela, até chegar à arena, que, por sinal, é muito bonita.
Por fim, quem quiser um souvenir pode dar uma olhada na lojinha da recepção (você terá visto ao entrar). São vendidos produtos como pôsteres e imãs com as belas imagens dos painéis de cada temporada de touradas.
SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO NA ESPANHA? SAIBA TUDO
Preços e horários:
O ingresso da Plaza de Toros de Sevilha custa oito euros. Para maiores de 65 anos e estudantes, sai a cinco. Crianças de até 6 anos entram de graça e, de 7 a 11, pagam três euros.
Contudo, às segundas-feiras, dá para entrar de graça de 15h até 19h. Se for na alta temporada, principalmente em agosto, como eu, prepare-se para encarar uma fila. Cheguei por volta de 13h30 e já havia uma formada debaixo de um sol de rachar. Era meio furada, mas encarei mesmo assim para economizar.
Não há reservas, então, o jeito é esperar mesmo. Caso você esteja na fila, mas o limite de visitantes do horário seja atingido, terá que esperar até o início do próximo tour, ok? Eu dei sorte e entrei logo na primeira leva, às 15h.
Ah, e uma dica esperta: há vendedores de água na porta, mas você não precisa gastar dinheiro com isso. Leve uma garrafa e encha no bebedouro superpróximo ao portão.
O tour está disponível de novembro a março, das 9h30 às 19h, e de abril a outubro, das 9h30 às 21h.
No caso das touradas, os ingressos mais caros custam 70 euros e os mais baratos, 13 (são aqueles assentos onde o sol incide diretamente, ou seja, os menos desejados). Os tickets podem ser comprados online ou na própria bilheteria, que abre das 10h às 14h e entre 17h e 20h. E uma informação importante: não é possível trocar nem cancelar sua entrada!
Por fim, indico outro passeio grátis em Sevilha: a espetacular Praça de Espanha.
LEIA MAIS:
Sete motivos para conhecer Lisboa
Onde assistir a um excelente show de fado em Lisboa?
Deixe uma resposta