Real Alcázar de Sevilha é cenário de ‘Game of Thrones’. Veja horários e preços

postado em: Sevilha | 1
Real Alcázar de Sevilha
Jardins do Real Alcázar de Sevilha

Quem acompanhou a série “Game of Thrones” deverá lembrar dos exuberantes jardins de Dorne. As filmagens das cenas ambientadas nesse local aconteceram no Real Alcázar de Sevilha, um dos principais pontos turísticos da cidade espanhola. A seguir, saiba como visitar esse lugar encantador, que ficou fechado durante a pandemia do novo coronavírus e marcou sua reabertura para 15 de junho.

Cena de “Game of Thrones” no Real Alcázar

História do Real Alcázar:

A origem do Real Alcázar de Sevilha data do início do século X, mais precisamente 913. Foi quando o Califa de Córdoba Abderrahmán III al-Násir – considerado o maior e mais bem-sucedido dos príncipes da dinastia omíada na Península Ibérica – ordenou a construção de um novo complexo governamental, o Dar al-Imara.

No século XI, ele foi ampliado e passou a se chamar Al-Mubarak. Após a retomada cristã do território por Fernando III de Castela, em 1248, o Alcázar tornou-se sede da Coroa. A partir daí, o espaço passou por várias reformas. Ganhou palácios góticos conforme determinação do rei Alfonso X e também o palácio Pedro I, em meados do século XIV, o principal exemplo na Espanha da arquitetura mudéjar (que tem influência e elementos de estilo ibero-muçulmano).

Até hoje os níveis superiores são utilizados pela família real como residência oficial em Sevilha. 

Real Alcázar de Sevilha
Arquitetura chama a atenção no Real Alcázar de Sevilha

Como chegar ao Real Alcázar:

Como já contei em outros posts sobre Sevilha aqui no blog, o ideal é se hospedar perto das principais atrações e fazer tudo a pé. Veja as dicas de dicas de onde ficar. Mesmo se você escolher um bairro um pouco mais distante, vale a pena se esforçar e sair caminhando, porque a cidade é muito agradável.

ENCONTRE HOTÉIS PARA SE HOSPEDAR EM SEVILHA

A entrada do Real Alcázar fica no Patio de Banderas s/nº, colado à Calle Miguel Mañara. A estação de metrô mais próxima é a Puerta de Jerez. De ônibus, me parece mais viável saltar na Avenida de Menéndez Pelayo. Passam por ela os veículos das linhas 01, 05, 21, A1, A3, A4, A8, C3 e C4.

Real Alcázar de Sevilha
Jardins do Real Alcázar

Ingressos e horários:

O Real Alcázar de Sevillha funciona de segunda-feira a domingo, das 9h30m às 17h, entre outubro e março. De abril a setembro, o horário de funcionamento é de segunda-feira a domingo, das 9h30m às 19h. O local fecha entre os dias 1 e 6 de janeiro, na Sexta-Feira Santa e também no Natal, dia 25.

Agora, a parte boa: há acesso gratuito às segundas-feiras. De outubro a março, esse benefício está disponível para entrada das 16h às 17h. Entre abril e setembro, das 18h às 19h. Eu não tenho certeza se rola pegar esse ingresso especial diretamente na bilheteria. Mesmo que isso seja possível, não recomendo, já que eles podem esgotar. Aconselho, então, reservar com antecedência o ingresso grátis pelo site. Na verdade, há uma taxa de 1 euro, mas vale a pena, pois a entrada é preferencial, ou seja, sem filas.

Os bilhetes são nominais. Portanto, não se esqueça de levar o passaporte para apresentar na porta. E os tickets não precisam ser impressos. Basta apresentar na tela do celular, ok? Lembrando que a compra on-line é feita com cartão de crédito e gera ainda aquele pequeno gasto com IOF.

Para os que não puderem aproveitar a gratuidade, indico, da mesma forma, comprar o ingresso pela internet. Também há a cobrança de uma taxa de 1 euro em cima do valor total (listados abaixo), mas com a vantagem do acesso sem filas. Se você for no auge do verão, como eu, que estive lá em agosto, não tenha dúvidas de que essa é a melhor opção. Ou então tente chegar beeeem cedo, antes mesmo da abertura. Já pelas 10h, a espera é enorme nessa época.

Real Alcázar de Sevilha

O ingresso na bilheteria custa 11,50 euros (valor em 2020). Pela internet, sai a 12,50. Pessoas com mais de 65 anos e estudantes de 17 a 25 anos pagam 3 comprovando a idade na hora da compra. Se adquirir on-line, 4 euros. Deficientes e menores de 16 anos entram de graça, mas, pelo site, há um custo de 1 euro.

Esse ingresso permite a visita aos palácios e aos jardins. E também dá direito a entrar em outros pontos turísticos da cidade: o Museu Bellver-Casa Fabiola; o Antiquarium (museu arqueológico); o Museu de Cerâmica de Triana e o Castelo de São Jorge. No Real Alcázar, se você quiser matar a curiosidade de saber como é o quarto da família real, precisará pagar mais 4,50 euros.

VIAJE CONECTADO: COMPRE CHIP DE INTERNET PARA SUA VIAGEM

Real Alcázar de Sevilha

Passeando pelo Real Alcázar de Sevilha:

Como fã de “Game of Thrones”, fui visitar com a expectativa lá no alto. Confesso que, no início do passeio, estava achando tudo meio monótono. Porém, à medida em que se avança pelo amplo espaço, fica impossível não se encantar.

Logo de cara, aparece o Patio del León. Em seguida, vêm a Sala de la Justicia e o Patio del Yeso. A partir daí, vão surgindo os pontos mais bonitos, como o Palacio del Rey Don Pedro e o Patio de las Doncellas.

Patio del Yeso
Patio del Yeso
Real Alcázar de Sevilha
Patio de las Doncellas

A seguir, o ponto alto, na minha opinião: os jardins. Eles são lindíssimos e bem cuidados. Há uma parte com um chafariz e árvores altas onde foi feita boa parte das cenas de “Game of Thrones”. Contudo, é importante frisar que o odor da água é bem forte e incomoda um pouco. Por fim, estive no palácio gótico, onde ficam os banheiros de María de Padilla,  a amante do rei Pedro I.

PORQUE SEGURO VIAGEM É ESSENCIAL?

Então, como puderam perceber, são vários cantinhos. Se você for rápido, reserve uma hora. Se gostar de explorar com tranquilidade, lendo sobre toda a história, e for viciado em fotos, como eu, gastará umas três horas. Sobretudo na alta temporada, quando está tudo cheio e fica mais difícil fotografar.

Real Alcázar de Sevilha
Chafariz serviu de cenário para uma das cenas de “Game of Thrones” (abaixo)
Banõs de Maria Padilla

Outro lugar para visitar em Sevilha é a Plaza de Toros, onde acontecem as touradas. Dá para ir inclusive quando não estão rolando esses eventos. Recomendo um passeio também pela espetacular Praça de Espanha.

E quem vai a Espanha pode dar aquela esticadinha em Portugal para conhecer a capital, Lisboa, e as belas praias do Algarve. Que tal o roteiro?

LEIA MAIS:

Onde comer tapas em Sevilha

O lindo Palácio Monserrate, em Sintra

Onde conseguir uma bela noite de fado em Lisboa

  1. Ana Paula

    Adorei saber que “Dorne fica em Sevilha”!!
    Nunca fomos para a Espanha, mas são tantas belezas que o país já faz parte da nossa lista para conhecer. Esperamos que logo logo!

Deixe uma resposta