Torre del Oro de Sevilha: como fazer uma visita grátis

postado em: Sevilha | 1
Fachada da Torre del Oro, em Sevilha

Já disse aqui no blog e repito: Sevilha é uma cidade para ser explorada a pé. Nada mais prazeroso do que caminhar sem pressa, descobrindo cantinhos supercharmosos e visitando pontos turísticos encantadores. Um deles é a Torre del Oro, com 36 metros de altura, localizada às margens do rio Guadalquivir.

História:

A Torre del Oro foi construída para fazer parte do conjunto de muralhas usado na defesa da cidade contra invasões pelo porto. Ela começou a ser erguida em 1220, por ordem do governador Abù l-Ulà, do Califado Almóada (potência berbere que dominou a região da Andaluzia na época).

O nome da torre, segundo consta, deve-se aos seus reflexos dourados no rio. Atualmente, ela abriga um museu que conta toda a história naval da Espanha.

POR QUE SEGURO VIAGEM É ESSENCIAL?

Vista a partir do terraço da Torre del Oro, em Sevilha
Terraço da Torre del Oro

Como chegar à Torre del Oro:

A torre fica no Paseo de Cristóbal Colón, bem pertinho da Plaza de Toros, local que, aliás, também merece sua atenção durante a passagem por Sevilha.

O ideal é se hospedar em pontos próximos às principais atrações da cidade e, então, sair caminhando, como recomendei no início do texto. Veja os melhores bairros para ficar em Sevilha.

Caso prefira utilizar o transporte público, a estação de metrô mais perto da Torre del Oro é a Puerta de Jerez. De ônibus, utilize as linhas 03, 21, 40, 41, A2, C4 e EA para saltar no Paseo de Cristóbal Colón.

VEJA OPÇÕES DE HOTÉIS EM SEVILHA

Torre del Oro

Preços e horários:

A visitação à Torre del Oro está aberta de segunda a sexta-feira, das 9h30m às 18h45m; e aos sábados e domingos, das 10h30m às 18h45m. Nos feriados, ela fecha.

Agora vem uma parte muito boa: rola entrar de graça! O ingresso gratuito está disponível às segundas-feiras. Não é necessário reservar com antecedência nem apresentar qualquer documento. Estive lá em agosto, no auge do verão, e, portanto, resolvi aparecer na porta logo pela manhã. Encontrei uma fila curta. Não esperei nem dez minutos para entrar, já que não é um lugar tão disputado como o Real Alcázar de Sevilha, por exemplo.

Nos outros dias, o ticket sai a 3 euros. Estudantes e crianças de 6 a 14 anos, assim como pessoas com mais de 65, pagam meia-entrada. Até 6 anos de idade, ingresso grátis. Quem quiser o áudio guia, disponível nos idiomas espanhol, inglês, francês, alemão e italiano, precisa desembolsar mais 2 euros (valores em 2020).

VIAJE CONECTADO COM ÓTIMO CHIP DE INTERNET

Vista a partir do terraço

O passeio pela Torre del Oro:

As exposições da Torre del Oro estão dividas em dois andares. No primeiro piso, o visitante fica sabendo detalhes da história da construção e também pode contemplar uma maquete do Real Fernando, primeiro barco a vapor feito na Espanha.

No segundo, é possível aprender sobre os diversos períodos da trajetória da Armada espanhola a partir de mapas, cartas e instrumentos náuticos. A volta do mundo de Fernão de Magalhães também é contemplada, já que a expedição comandada por ele saiu de Sevilha. O espaço tem ainda uma figura de proa (decoração em madeira) do iate Giralda, usado pelo rei Alfonso XIII.

Por fim, não deixe de dar um pulo no terraço panorâmico. A vista lá de cima, claro, é maravilhosa.

Museu naval na Torre del Oro, em Sevilha
Imagem da proa do iate Giralda

LEIA MAIS:

Conheça a maravilha Praça de Espanha, em Sevilha

Como chegar à Gruta de Benagil, no Algarve, em Portugal

Como é passar uma noite no Deserto do Saara, no Marroco

  1. Leo Vidal

    Eu dei uma volta pela orla do rio Guadalquivir e apenas passei pela Torre del Oro em Sevilha. Não cheguei a entrar e visitar o interior. Foi ótimo matar minha curiosidade lendo seu post.

Deixe uma resposta