Depois de visitar Lisboa e Porto, em Portugal, e Madri, Barcelona e Ibiza, na Espanha, em 2012, resolvi voltar aos dois países no ano passado com roteiros completamente diferentes. Desta vez, aluguei um carro para explorar o Algarve e depois segui para Sevilha. De lá, fiz um ótimo passeio bate e volta para Zahara de la Sierra e Ronda.
Neste post, vou contar como foi a experiência em Zahara de la Sierra. Aliás, aqui vai uma curiosidade. Segundo notícia publicada em abril deste ano, a cidade conseguiu se isolar e impediu a entrada do novo coronavírus. Bacana, né?
História:
Zahara de la Sierra fica na província de Cádiz, na Andaluzia, no sul da Espanha. Com 72km², tem apenas 1.400 habitantes, aproximadamente. Ela faz parte da Ruta de los Pueblos Blancos (rota das aldeias brancas). Essa denominação tem origem na cor das fachadas das casas, pintadas com cal para reduzir a temperatura, afastando, dessa forma, o calor.
Zahara foi palco de disputas entre mouros e cristãos no século XV. Por causa da localização estratégica entre Sevilha e Ronda, acabou considerada pelos mouros o local ideal para a construção de um castelo que serviria como fortaleza (falarei dele mais adiante).
Como chegar:
Conforme expliquei no início, parti de Sevilha, a pouco mais de 100km de carro (cerca de 1h30m de carro). Basta seguir pelas rodovias A-376, A-375, A-384 e A-2300. Então, finalmente, chega-se à Avenida Andalucia, em Zahara de la Sierra. Sempre recomendo viajar com um ótimo chip de internet (indico o da Viaje Conectado, que funcionou perfeitamente na cidade) para acessar o Google Maps sem qualquer problema. Às vezes, baixá-lo com antecedência para usar off-line dá erro.
Não consegui encontrar ônibus e outros transportes públicos entre as duas cidades. Então, para fazer esse tipo de viagem, que envolve várias paradas diferentes, é essencial alugar um carro (compare preços na Rent cars). Até para ter mais liberdade na trip, né?
Começando o passeio por Zahara de la Sierra:
Meu objetivo era dar um rolé rápido pela cidade e conhecer o Castelo de Zahara de la Sierra, principal ponto turístico por lá. Como iria para Ronda depois, não pude aproveitar tanto quanto gostaria. Porém, já valeu demais a pena.
Comecei percorrendo o centrinho. Todas as ruas são estreitas e íngremes, e quase não há vagas para estacionar. Então, se preferir caminhar para explorar tudo com calma, melhor parar o carro num local um pouco mais distante, todavia, mais vazio.
A partir da Avenida Andalucia, se você seguir pela Calle Boquete San Juan, passará pela Torre del Reloj e pela Iglesia de Santa María de la Mesa, duas bonitas construções. E acho válido ir a algum bar ou restaurante quando quiser dar uma pausa. Dá vontade de esticar ao máximo o tempo nessa cidade fofíssima.
POR QUE É IMPORTANTÍSSIMO CONTRATAR SEGURO VIAGEM?
O Castelo de Zahara de la Sierra:
Através da Calle Boquete San Juan, é possível acessar a Calle El Fuerte, como mostra o mapa abaixo. No ponto em vermelho, fica um estacionamento (na imagem seguinte). Na rampinha à direita, tem início a trilha para o castelo.
Eu acabei parando um pouco mais à frente, pois esse primeiro estacionamento pareceu ser pago. Seguindo pela Calle El Fuerte, você sairá, então, no Camino Nazari. Estacionei onde está o carro azul da foto abaixo e subi pela trilha à direita.
Tanto faz o ponto de partida, ok? Ambos levarão ao mesmo lugar (foto abaixo). A subida até o castelo dura menos de 20 minutos. Fiquei encantada com a construção. Lá de cima, o visitante tem uma belíssima vista do reservatório Zahara-El Gastor. Importante frisar que não há cobrança de entrada. O programa é, portanto, uma excelente opção para todas as idades.
Por fim, caso queira fazer o pernoite em Zahara de la Sierra antes de seguir viagem, veja a lista de hotéis na cidade e escolha o seu.
LEIA MAIS:
Conheça o Palácio de Monserrate de Sintra, em Portugal
Carolina Arellano
Gente, que lugar mais lindo! Amo esses passeios que tem um castelo no meio ahaha eles deixam tudo mais especial e esse eu não conhecia… acabei de colocar na lista! Muito obrigada pela dica.
De Boa na Trip
hahaha Eu também amoooo um castelo
Marcella Buchalla Pacca
Caramba, que legal que você fez esse passeio! Eu fiquei muito na dúvida se ia ou não e acabei não indo, mas adorei saber mais. Quem sabe numa próxima! =)
De Boa na Trip
Que pena que não foi. Tem que voltar! rs
Thaís
Que lugar incrível! Quando fui a Sevilha não fazia a mínima ideia sobre essa cidade. Já me deu vontade de incluir Zahara de la Sierra em uma próxima viagem.
Angela C S Anna
que legal esse lugar, nunca tinha ouvido falar de Zahara de la Sierra, mas já tinha ouvido falar dessa ruta de los pueblos blancos. Que bom que conseguiram se isolar, alguns lugares mais complicadinhos de acesso conseguiram evitar a disseminação né