Praia Dona Ana no Algarve, em Portugal, é considerada uma das mais bonitas do mundo

postado em: Algarve | 8
Praia Dona Ana no Algarve
Praia Dona Ana no Algarve, em Portugal

O Algarve, definitivamente, está na moda. Cada vez mais badalado, o litoral de Portugal tem como uma de suas estrelas a Praia Dona Ana. Em setembro de 2013, ela foi considerada pela revista Condé Nast Traveller a melhor praia do mundo e a mais bonita do país. Já em 2015, ganhou a eleição da melhor praia portuguesa pelo site especializado TripAdvisor.

Como chegar:

Transporte público:

A Praia Dona Ana fica em Lagos, que, na minha visão, é a melhor cidade para ser usada como base por quem viaja sem carro, pois o transporte público aparentemente é organizado. Eu visitei boa parte do Algarve e percebi que, em outras áreas, ele era inexistente ou raríssimo.

Especificamente na Praia Dona Ana, há um ponto de ônibus exatamente em frente, onde param os veículos da linha número 2, a linha azul. O bilhete custa 1,20 euros (preço em 2020) e é válido por uma hora. Ele permite fazer transbordos para outras linhas sem pagamento adicional. Há também um ticket de três dias (9 euros), para aqueles que querem visitar várias praias com calma. Você pode ver os itinerários e valores no site A Onda

Também muito próxima da Praia Dona Ana está a parada do comboio turístico de Lagos. É como aquele trenzinho da Carreta Furacão, sabe? Ele circula por outras praias em horários determinados. Em 2019, o preço era 3,50 euros (veja nas fotos abaixo). 

Carro:

Mas eu recomendo mesmo é alugar um carro para você ter mais liberdade e não ficar restrito a Lagos. Aqui vale uma observação: se for no auge do verão, em agosto, como eu, chegue cedo para encontrar vaga. Há um estacionamento em frente à Praia Dona Ana. Nessa época, entre 10h e 15h, ele fica lotado. Fui às 13h e sequer localizei paradas próximas. Tive que deixar o carro um pouco mais distante, perto do Campo de Jogos de Rossio da Trindade, indicado na parte superior do mapa abaixo. Aliás, nesse ponto aí é possível encontrar um camping. Uma alternativa para quem economizar na hospedagem (só não sei as condições do lugar rs).

E uma outra dica: se você quiser só admirar a beleza da praia de longe, em vez de passar um bom tempo nela, aconselho ir mais para o fim da tarde, porque, dessa forma, terá mais facilidade para estacionar.

praiadonaana (15)
Comboio turístico de Lagos
Estacionamento em frente à Praia Dona Ana à esquerda e parada do comboio turístico naquela placa à direita, no canto

Como é a Praia Dona Ana:

A beleza da Praia Dona Ana é incontestável. É um tipo de paisagem diferente daquela a que nós, brasileiros, estamos acostumados. As formações rochosas são impressionantes. Mas, na minha humilde opinião, ela não chega a ser uma das melhores do planeta, conforme apontado pelas publicações que citei no início do texto.

Logo na chegada, parei no mirante para ter aquela vista panorâmica. Em seguida, desci a escadaria até a praia. A faixa de areia é extensa (destaco isso porque algumas praias da região são bem pequenas nesse sentido e, quando cheias, acabam não ficando tão confortáveis). Como na maioria das praias do Algarve, há uma parte privativa, onde se paga por espreguiçadeira e guarda-sol.

ONDE SE HOSPEDAR EM LAGOS?

Praia Dona Ana no Algarve
Mirante na Praia Dona Ana no Algarve
No mirante da Praia Dona Ana no Algarve
Praia Dona Ana no Algarve

Na Praia Dona Ana funciona ainda uma barraca que oferece passeios para a Ponta da Piedade. Pareceu uma boa pedida, já que o barco passa entre as rochas do mar. Deve ser um visual lindíssimo. Eu acabei não fazendo por falta de tempo e porque já tinha explorado a Ponta da Piedade mais cedo. É outro ponto turístico imperdível!

Acho legal sempre caminhar pela areia e desbravar a praia. Volta e meia surge um ponto escondido atrás de alguma pedra (como no canto direito da imagem abaixo, por exemplo). Ah, e a água no Algarve é gelada, hein? Esqueça água quentinha estilo Nordeste brasileiro.

Que tal? Partiu fazer as malas a aproveitar o próximo verão europeu?

Siga o blog nas redes:

Praia Dona Ana no Algarve
Praia Dona Ana no Algarve
praiadonaana (41)

LEIA MAIS:

8 Responses

  1. Analuiza Carvalho

    Que bonita a praia Dona Ana no Algarve!!! Nesses tempos de isolamento social ando desejando tanto um pé na areia, uns instantes numa praia… Essa seria uma excelente ideia. 🙂 Já estive em Portugal, mas só vi o mar em Lisboa e Matosinhos. 🙂

  2. Danielle

    A praia Dona Ana parece ser uma das principais da região. Muito bom a sua dica sobre o transporte público, pois muita gente não gosta de dirigir durante a viagem.

  3. Murilo Pagani

    Já tinha visto muitas fotos dessa praia mas nunca havia lido mais à respeito!
    Realmente, a Praia da Dona Ana é daquelas que chama nossa atenção logo de cara. Sem dúvida um lugar que não dá para deixar de fora do roteiro pelo Algarve!

    Ótimas dicas!

    Abraço

  4. Cleo

    A praia de Dona Ana tem realmente todos motivos para considerada uma das mais bonitas do mundo. Quero retornar no verão, só fui para lá na primavera e no outono.

  5. Marcela

    Gente, que cenário absolutamente lindo! Não vejo a hora de ir ao Algarve e conhecer a Praia Dona Ana

  6. Mariana Menezes

    Nossa! Fiquei maravilhada com as fotos da Praia Dona Ana no Algarve. Poxa, tenho que voltar pra Portugal. Da última vez que fui amei a viagem! Mas ficou muita coisa para fazer. Já me inspirei nas suas dicas para uma viagem futura!

  7. Ruthia Portelinha

    O Algarve tem recantos belíssimos e a Praia Dona Ana é um deles. Pena ser tão concorrida no Verão. Perto, vale a pena visitar também Sagres e a sua fortaleza. E comer percebes…. vocês provou?

  8. Bruno Miguel

    Somos loucos para visitar o Algarve e, a Praia Dona Ana, já entrou para a lista de lugares para visitar em Portugal, amei!

Deixe uma resposta