Conheça Porto, bela cidade de Portugal

postado em: Europa, Portugal | 1
dsc00223
Vista da cidade no Palácio de Cristal

Verdade seja dita: Porto não é tão arrebatadora quanto Lisboa (saiba tudo aqui). Porém, a cidade tem muito charme e merece, sim, a sua visita. Tente se hospedar próximo à Universidade do Porto, onde se concentram os pontos turísticos. É uma parte mais movimentada, mas, ao mesmo tempo, tranquila. Preparei um roteiro para dois dias inteiros. Não vale a pena estender a passagem por lá. A boa é tentar percorrer várias cidades do país.
Para chegar, basta pegar um trem partindo de Lisboa e saltar na estação Campanhã. A viagem dura cerca de três horas. Os transportes começam a sair por volta de 6h. O último parte às 21h. Se quiser, compre as passagens pela internet, no site da empresa Comboios de Portugal. mas é possível adquirir os bilhetes na própria estação, com alguma mínima antecedência. Os preços variam de 20 a 30 euros (uma perna do trajeto).
Também há voos diretos do Brasil, mas são bem mais caros do que para Lisboa. Outra alternativa é comprar uma passagem aérea de Lisboa para Porto numa companhia low cost, como a Ryanair. O problema é que há restrições de bagagem e uma série de pegadinhas. Por exemplo, se você não fizer check-in online, vai precisar pagar uma taxa altíssima, de cerca de 50 euros. Portanto, pesquise o que mais se adequa à sua trip.
Em Porto, a ordem é esquecer o transporte público. Caminhe, caminhe, caminhe. Me hospedei no Oporto Invictus Hostel e achei bem honesto. Tranquilo, arrumadinho e com equipe atenciosa. Sem contar a boa localização, a poucos metros da Praça de Carlos Alberto, onde ficam vários restaurantes. Seguindo adiante, chega-se à Igreja dos Carmelitas e à universidade, localizada em frente à Fonte dos Leões. Por ali, fica também a Torre dos Clérigos, de onde se tem uma bela vista da cidade.
CONFIRA MAIS OPÇÕES DE HOSPEDAGEM EM PORTO

dsc00171
Igreja Carmelitas
dsc00172
Universidade do Porto

Continue até a Ribeira, um dos locais mais tradicionais de Porto. Pare para almoçar num dos restaurantes dali. O lugar é uma graça. No caminho, há várias lojinhas de souvenir, por sinal. Depois, faça um passeio de barco pelo Rio Douro. É só comprar o ingresso na hora. Há a opção de adquirir um bilhete que dá direito à visitar a Casa do Infante, onde teria nascido o Infante D. Henrique, em 1394, e que virou um museu.

dsc00175
Ribeira

dsc00176dsc00179

dsc00187
Rio Douro

No segundo dia, caminhe pela Avenida dos Aliados e visite o Palácio de Cristal. A entrada é gratuita. O local respira natureza e é bem bonito, além de proporcionar uma vista bacana. Não deixe de provar a francesinha ou a lasanha com batata frita do bar Piolho. São tradições lá. Para quem não sabe, francesinha é um sanduíche com linguiça, salsicha e carnes coberto com queijo derretido e molho picante. Quem estiver com tempo pode ir ainda ao Estádio do Porto.
É importante frisar que, no domingo, a cidade fica às moscas, com vários estabelecimentos fechados. Portanto, evite essa furada.
dsc00208dsc00210dsc00214dsc00228dsc00227dsc00226dsc00219

Deixe uma resposta