Arco da Rua Augusta em Lisboa: como subir para ter uma bela vista da cidade

postado em: Lisboa | 1
Arco da Rua Augusta em Lisboa
Arco da Rua Augusta

Impossível falar de Lisboa sem mencionar o magnífico Arco da Rua Augusta, um dos maiores símbolos da cidade, localizado na Praça do Comércio. Desde 2013, é permitido subir ao topo da construção, de onde se tem uma encantadora vista. Neste post, você saberá como acessar o mirante.

Como chegar:

Para chegar à Praça do Comércio, utilize os ônibus das linhas 711, 714, 728, 732, 735, 736, 781 e 782 ou os bondes 15 e 25. Se for de metrô, desça na estação Terreiro do Paço. Aqui vale um parênteses: indiquei os transportes públicos porque é bem complicado usar veículo particular nesse centrinho de Lisboa. Eu só precisei alugar um carro no fim da minha passagem pela cidade porque  segui viagem para o Algarve. O que, aliás, recomendo fortemente 🙂

Voltando: na Praça do Comércio, você logo avistará o arco. Se estiver de costas para o Rio Tejo, observará que a bilheteria do mirante fica à direita na Rua Augusta. É uma entrada pequena (a porta escura da imagem abaixo), onde está a placa indicando os horários de funcionamento. O preço do ingresso é três euros (valor em 2020).

VIAJE CONECTADO COM ÓTIMO CHIP DE INTERNET

arcodaruaaugusta
arcodaruaaugustalisboa (55)

História do Arco da Rua Augusta:

A construção do Arco da Rua Augusta, em Lisboa, foi decidida em 1759, como parte do projeto para recuperar a cidade após o terremoto de 1755. A obra só ficou pronta em 1875.

Na parte superior do arco, estão as esculturas do francês Célestin Anatole Calmels. Elas representam a Glória coroando o Gênio e o Valor (imagens abaixo). Mais abaixo, ficam as estátuas de Vítor Bastos: as personalidades históricas Viriato, Vasco da Gama, Marquês de Pombal e Nuno Álvares Pereira.

O texto no arco diz: “Às virtudes dos maiores, para que sirva a todos de ensinamento. Dedicado a expensas públicas”.

ONDE SE HOSPEDAR EM LISBOA?

Arco da Rua Augusta em Lisboa
arcodaruaaugustalisboa (59)

Siga o blog nas redes:

A visita ao mirante do Arco da Rua Augusta:

Para subir ao mirante do Arco da Rua Augusta, basta pegar um elevador após comprar o bilhete. Em seguida, é preciso subir uma escada curta em caracol. Antes da chegada ao topo, o visitante passa pela Sala do Relógio, com registros de toda a história que contei acima.

Finalmente, lá no alto, a visão panorâmica é incrível. Dá para apreciar pontos turísticos como o Terreiro do Paço, a Baixa Pombalina, a Sé e o Castelo de São Jorge. Peguei uma ventania danada e mal consegui fazer selfies, como podem perceber rsrs. Escolha um dia bem bonito e aproveite!

POR QUE VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE FAZER SEGURO VIAGEM?

Vista do arco da Rua Augusta em Lisboa
Vista da Praça do Comércio a partir do Arco da Rua Augusta em Lisboa
Vista do Arco da Rua Augusta em Lisboa
Vista do Arco da Rua Augusta em Lisboa
Vista do Arco da Rua Augusta em Lisboa

LEIA MAIS:

  1. VICTORIA M FARINA

    Já fui diversas vezes a Lisboa e todas faço questão de dar ao menos uma passadinha na Praça do Comércio. Não sabia sobre essas curiosidades a respeito do Arco da Rua Augusta, adorei e não sabia que dava para subir!

Deixe uma resposta