Impossível falar de Lisboa sem mencionar o magnífico Arco da Rua Augusta, um dos maiores símbolos da cidade, localizado na Praça do Comércio. Desde 2013, é permitido subir ao topo da construção, de onde se tem uma encantadora vista. Neste post, você saberá como acessar o mirante.
Como chegar:
Para chegar à Praça do Comércio, utilize os ônibus das linhas 711, 714, 728, 732, 735, 736, 781 e 782 ou os bondes 15 e 25. Se for de metrô, desça na estação Terreiro do Paço. Aqui vale um parênteses: indiquei os transportes públicos porque é bem complicado usar veículo particular nesse centrinho de Lisboa. Eu só precisei alugar um carro no fim da minha passagem pela cidade porque segui viagem para o Algarve. O que, aliás, recomendo fortemente 🙂
Voltando: na Praça do Comércio, você logo avistará o arco. Se estiver de costas para o Rio Tejo, observará que a bilheteria do mirante fica à direita na Rua Augusta. É uma entrada pequena (a porta escura da imagem abaixo), onde está a placa indicando os horários de funcionamento. O preço do ingresso é três euros (valor em 2020).
História do Arco da Rua Augusta:
A construção do Arco da Rua Augusta, em Lisboa, foi decidida em 1759, como parte do projeto para recuperar a cidade após o terremoto de 1755. A obra só ficou pronta em 1875.
Na parte superior do arco, estão as esculturas do francês Célestin Anatole Calmels. Elas representam a Glória coroando o Gênio e o Valor (imagens abaixo). Mais abaixo, ficam as estátuas de Vítor Bastos: as personalidades históricas Viriato, Vasco da Gama, Marquês de Pombal e Nuno Álvares Pereira.
O texto no arco diz: “Às virtudes dos maiores, para que sirva a todos de ensinamento. Dedicado a expensas públicas”.
Siga o blog nas redes:
A visita ao mirante do Arco da Rua Augusta:
Para subir ao mirante do Arco da Rua Augusta, basta pegar um elevador após comprar o bilhete. Em seguida, é preciso subir uma escada curta em caracol. Antes da chegada ao topo, o visitante passa pela Sala do Relógio, com registros de toda a história que contei acima.
Finalmente, lá no alto, a visão panorâmica é incrível. Dá para apreciar pontos turísticos como o Terreiro do Paço, a Baixa Pombalina, a Sé e o Castelo de São Jorge. Peguei uma ventania danada e mal consegui fazer selfies, como podem perceber rsrs. Escolha um dia bem bonito e aproveite!
VICTORIA M FARINA
Já fui diversas vezes a Lisboa e todas faço questão de dar ao menos uma passadinha na Praça do Comércio. Não sabia sobre essas curiosidades a respeito do Arco da Rua Augusta, adorei e não sabia que dava para subir!