Fado em Lisboa: Mesa de Frades, na Alfama, vale a pena?

postado em: Lisboa | 1
Mesa de Frades

Um casal de amigos não titubeou quando perguntei sobre um bom lugar para assistir a um show de fado em Lisboa. A resposta: Mesa de Frades, na Alfama. Em seguida, eles alertaram sobre o preço caro, 60 euros. Isso me fez refletir muito antes de ir, mas – perdoem o clichê – só se vive uma vez, né? Fui e acabou valendo cada centavo.

Você deve estar se questionando sobre o valor alto. É que, além da apresentação, está incluído um jantar com entrada, prato principal e sobremesa. E as bebidas são liberadas durante todo o tempo. Vantajoso, não acham? Importante lembrar que não aceitam cartão de crédito.

Mas, se não estiver disposto a desembolsar esse valor, não se preocupe. Rola entrar de graça, como explicarei mais adiante.

POR QUE É IMPORTANTE FAZER UM SEGURO VIAGEM?

Antes de tudo, quem quiser participar do jantar precisa fazer a reserva. A Mesa de Frades é bem badalada e está sempre cheia. Há poucas mesas e, portanto, as vagas esgotam rápido. Por e-mail, levaram uma semana para me responder. Com a demora, resolvi telefonar. É o mais recomendável, já que você pode aproveitar para sanar todas as possíveis dúvidas durante a ligação. Eu pedi para a recepcionista do hotel onde estava hospedada em Lisboa e não tive qualquer custo.

Mesa de Frades

O jantar:

O jantar começa às 21h. Chegue entre 20h30 e 21h para garantir um bom lugar. O show acontece bem na porta, então, quanto mais próxima dela estiver a mesa, melhor (veja na foto abaixo). Quando entrei, só havia uma pessoa, mas o restaurante rapidamente lotou. Os garçons, muito simpáticos e solícitos, logo começaram servindo pães deliciosos com pasta de atum e manteiga de ervas, além de azeitonas. Eles são repostos algumas vezes. No cardápio de bebidas, refrigerante (Coca-cola), água, vinhos tinto e branco e cerveja.

Mesa de Frades

De entrada, vieram trouxinhas de queijo de cabra com mel e azeitona; vagens empanadas; e bacalhau com batatas. Tudo muito saboroso e bem temperado. Para o prato principal, geralmente oferecem um peixe e uma carne. Eu comi bacalhau com camadas de grão de bico, espinafre e amêndoas. A porção é generosa e estava divina! A outra opção era filé mignon com algum molho do qual não me lembro e batatas fritas. Caso possua alguma restrição, confira qual será o menu no momento da reserva. Por fim, as sobremesas: salame de chocolate ou pudim.

RESERVE SEU HOTEL EM LISBOA

Entradas
Jantar na Mesa de Frades
Prato principal
Sobremesa

O show na Mesa de Frades:

O show de fado tem início por volta das 23h. Neste momento, eles apagam todas as luzes e acendem as velas sobre as mesas. As bebidas continuam disponíveis. O clima é maravilhoso. Primeiro, acompanhamos a fadista Ana Sofia Varela. Sua interpretação foi intensa, bonita de ver. Ela cantou durante uns 20 minutos e, em seguida, veio um intervalo rápido.

Neste momento, as portas foram abertas ao público que estava esperando do lado de fora e que não tinha reserva. Quem entra deve se dirigir ao segundo andar e ver tudo de pé. A não ser que alguém já tenha desocupado uma mesa no primeiro piso, o que é raro. Pode-se pagar pelas bebidas, mas o restaurante já não disponibiliza comida nesse horário.

Mesa de Frades
Show de fado

Depois, o instrumentista da primeira parte foi quem resolveu cantar. Mais uma vez, um espetáculo interessantíssimo. E assim a noite seguiu, com fadistas se revezando e fazendo pausas curtas.

Os shows geralmente terminam às 2h, mas, se os espectadores estiverem animados e os artistas também, a casa só encerra as atividades quando o último cliente sair. Se você der sorte, poderá apreciar alguns dos maiores nomes da música de Portugal. Carminho e António Zambujo, por exemplo, já se apresentaram muito ali.

Vale ressaltar que uma noite na Mesa de Frades nunca é igual à outra, já que não há cantores fixos diariamente. Em conclusão: se prepare para algo exclusivo. Ficou curioso? Veja um trechinho nos meus arquivos de stories no Instagram.

Para encerrar a noite, que tal um pulo no bar frequentado pela Madonna na Alfama? Quem sabe ela não aparece e dá uma canja? O nome é Tejo Bar e fica no Beco do Vigário, a apenas 140 metros da Mesa de Frades.

VIAJE CONECTADO COM CHIP DE INTERNET

Contato:

Entrada da Mesa de Frades
Entrada da Mesa de Frades

A Mesa de Frades fica na Rua dos Remédios 139, a seis minutos a pé da estação de trem Santa Apolônia e a 15 da Praça do Comércio, de onde também sai o ônibus 210, que deixa pertinho.

O telefone é +351 917 029 436 e o e-mail, mesadefrades@gmail.com.

LEIA MAIS:

O lindo Palácio de Monserrate, em Sintra

O que fazer em Cascais

A impressionante Gruta de Benagil, no Algarve

Roteiro básico de Paris

  1. Douglas

    Que legal!! Ainda vou voltar para Lisboa, dessa vez com a minha esposa, e vamos assistir esse fado maravilhoso!! Dica anotada!

Deixe uma resposta