Lisboa está, sem dúvida, na minha lista de destinos preferidos no mundo. Sabe aquele lugar onde você se sente totalmente à vontade, o que torna a hora da partida um sofrimento? Então…
Abaixo, os sete motivos pelos quais você vai ficar morrendo de vontade de visitar:
1) Lisboa tem os melhores hostels do mundo, de acordo com premiação anual promovida pelo site Hostelworld. Um deles é o Home Lisbon. Me hospedei lá e amei. O local é muito aconchegante e tem quartos amplos e limpos. Os dormitórios, coletivos, possuem quatro ou seis camas. Os banheiros, também compartilhados, são excelentes. A área de convivência é outro destaque, assim como a equipe, sempre bastante solícita. Sem falar na localização, a poucos metros da Praça do Comércio. Tudo isso por um custo muito inferior ao de um hotel.
2) A Praça do Comércio, situada junto ao Rio Tejo, é maravilhosa. Caminhar por lá num dia ensolarado é bem prazeroso. Chamam a atenção nesse local a estátua de D. José I e o Arco da Rua Augusta. Vale lembrar que a sensação de segurança na cidade é enorme. Isso fez com que minha experiência fosse ainda melhor.
3) A gastronomia, claro, é demais. Em qualquer canto rola encontrar o maravilhoso pastel de belém, por exemplo. Ou os famosos pratos com bacalhau. Tudo com preços bem honestos. Recomendo fortemente o restaurante Moma, próximo à praça. As opções são deliciosas e baratas.
4) Lisboa tem ruas lindas. Portanto, caminhe muito. O grande barato é sair explorando a cidade sem rumo. Alguns pontos turísticos interessantes que surgem no caminho são o Museu do Design e da Moda (perto da praça), a igreja Sé de Lisboa e os incontáveis miradouros. Um dos melhores é o Miradouro Santa Catarina, de onde se tem uma belíssima vista. E não dá para deixar de citar os charmosos bondinhos, né? No melhor estilo Santa Teresa, bairro do Rio de Janeiro.
5) O Castelo de São Jorge é imperdível. Trata-se de uma linda fortificação construída pelos muçulmanos em meados do século XI. Para conhecer bem o local, reserve pelo menos uma hora. O ingresso custa 8,50 euros.
6) Lisboa tem ainda o badaladíssimo Bairro Alto, onde se concentram bares, pubs e restaurantes. O pessoal do Home Lisbon oferece, inclusive, um pub crawl gratuito por lá. Não é necessário pagar entrada, apenas o consumo. E os shots costumam ser bem baratos. É um programa muito divertido.
7) Outra opção para os boêmios é a Praça da Figueira, conhecida pela estátua de D. João I. Ela fica perto da estação ferroviária Rossio, outro lugar que merece a visita. Nesse ponto da cidade, sempre rola um agito, seja uma feirinha ou alguma apresentação musical. A galera geralmente fica bebendo e socializando por ali. É como a Praça São Salvador, em Laranjeiras.
Obs.: Viagem feita em maio de 2012
Deixe uma resposta