Os fãs de Sherlock Holmes certamente já ouviram falar sobre Reichenbach Fall, na Suíça. Na obra de Arthur Conan Doyle, o famoso detetive londrino desafiou seu arqui-inimigo, o Professor Moriarty, para uma luta neste local. Os dois acabaram caindo do penhasco. Já pensou em como é visitar o lugar e se sentir dentro da história? Isso é possível! Basta pegar um funicular na cidade de Meiringen, na região conhecida como Grimselwelt.
Como chegar:
Para quem não estiver hospedado em Meiringen, recomendo sair de Interlaken Ost, que fica a cerca de 30km. Se for de trem, salte na estação Meiringen Alpbach e ande cerca de oito minutos até a entrada do funicular (no Google Maps, busque por Willigen Reichenbachfallbahn para encontrar o endereço exato). A passagem custa 8,30 francos (valor em 2018). Consulte os horários no site da empresa SBB.
De carro, são só 25 minutos desde Interlaken Ost. Há estacionamento gratuito em frente ao funicular. Pare nos espaços pintados de branco. É bom chegar cedo porque, por volta do meio-dia, percebi que restavam poucas vagas.
A viagem de funicular dura uns cinco minutos. O veículo é uma graça, supercharmoso. Trata-se de uma réplica do original, construído em 1899.
Preços:
Você pode comprar o ingresso on-line, no site da KWO, a empresa de energia hidrelétrica que administra pontos turísticos na região. Custa 12 francos ida e volta (valor em 2018). Caso queira subir ou descer por trilha (de 1h a 1h30 de caminhada), pagará 8 francos para usar o funicular na subida ou na descida. Se preferir comprar na hora, pode adquirir diretamente com o condutor, mas o pagamento deverá ser feito necessariamente em dinheiro.
Há a opção de combinar a ida a Reichenbach Fall com uma visita ao museu do Sherlock Holmes por 13 francos. Outra alternativa é o combo Reichenbach Fall + cânion Aare Gorge (ou Aareschlucht, em alemão), a 16 francos. Esse bilhete é muito vantajoso: dá direito a entrar no cânion, usar um trem para sair dele e chegar à estação do funicular e embarcar rumo à cachoeira (subida + descida). Ou o trajeto contrário, como achar melhor. Eu fiz os dois passeios no mesmo dia e recomendo. Veja como foi minha visita a Aareschlucht.
Horários:
Reichenbach Fall:
Logo na chegada ao topo, você vai se deparar com uma estrutura de madeira onde está desenhada a roupa do Sherlock. Há um espaço na parte da cabeça para que você possa colocar seu rosto e aparecer na foto vestido como o detetive. Dessa parte, você terá uma bela visão da cachoeira, que tem 120 metros de altura, e conseguirá perceber uma estrela branca fixada numa pedra. Foi neste ponto que ocorreu o embate entre Sherlock e Moriarty.
Rola encerrar o passeio por aí, mas a graça mesmo é chegar à tal estrela. Para isso, basta seguir caminhando e logo encontrará uma escada. Suba e continue andando até atingir um ponto onde há placas apontando para diversas direções. Siga para Fussweg Footpath (tem até o rosto do Sherlock desenhado para facilitar). Permaneça na trilha e verá um banquinho vermelho e mais placas. Opte pela Reichenbachfall Schwendi, à esquerda. Então, você passará por alguns pontos estreitos e finalmente alcançará a parte da estrela. Lá está uma coroa de flores em homenagem a Sherlock (foto abaixo). Simpático! Esse trajeto ida e volta pode ser feito em cerca de 50 minutos, com paradas para fotos. Ah, e nem preciso dizer que a vista lá em cima é incrível, né?
Também dá para atingir a estrela saindo do Museu Sherlock Holmes, na Casinoplatz, passando por Willigen e Schwendi. Mais ou menos 1h10 de caminhada. O museu fica bem pertinho da estação central de trem de Meiringen (Meiringen Bahnhof).
Bruna
Que barato! Eu adoraria seguir os passos de Sherlock Holmes por ai, ainda mais para chegar numa cachoeira linda como essa!
Dhebora
A cachoeira é linda, mas a vista do funicular… é sensacional! rsrs… adorei a dica do passeio!
ADRIANA MAGALHAES ALVES DE MELO
Que passeio fantástico! Lugar lindo, adorei a foto estilo Sherlock. Eu gosto das aventuras dele, mas acredita que nunca tinha ouvido falar na cachoeira? Bom demais saber!
Mariana Antunes
Que lugar lindo e deve ser divertido por conta dessa história do Sherlock Holmes, adorei! 🙂 Nunca tinha ouvido falar dessa cachoeira. Bom saber!
Tatiana Sisti
Gente, amei esse post!!! Eu quero muitooo conhecer esse lugar já! Confesso que não conhecia! Tá demais!