Hostel em Interlaken: veja como é se hospedar no Backpackers Villa Sonnenhof

postado em: Europa, Interlaken, Suíça | 0
Hostel em Interlaken
Hostel em Interlaken: vista do quarto no Backpackers Villa Sonnenhof

Todo mundo sabe que a Suíça tem um custo de vida alto. Com a instabilidade no Brasil e as oscilações constantes do câmbio, o pensamento óbvio é riscar o país da lista de futuros destinos. Mas acreditem: é possível economizar, sim, sem abrir mão do conforto. Vou contar aqui como foi me hospedar num hostel em Interlaken. Escolhi o Backpackers Villa Sonnenhof, que tem uma ótima estrutura.

O hostel está localizado em frente ao parque Höhematte, um espaço verde muito gostoso. Atravessando essa área (menos de cinco minutos a pé), chega-se à movimentada rua Höheweg, onde ficam restaurantes, hotéis e lojas de souvenir. A estação de trem Interlaken Ost, ponto de partida para diversos passeios (como o maravilhoso Jungfraujoch – Top of Europe), fica a cerca de dez minutos de caminhada. Nas proximidades, há ainda três supermercados Coop: na própria Höheweg, na Marktgasse (oito minutos andando) e em Interlaken Ost (esta filial tem inclusive um restaurante próprio, com preços mais em conta).

Hostel em Interlaken
Hostel em Interlaken: fachada do Backpackers Villa Sonnenhof

A grande maioria dos hóspedes compra alimentos para preparar no hostel. A cozinha fica aberta 24 horas por dia e é muito bem equipada. Rola guardar os itens perecíveis na geladeira, com uma etiqueta com seu nome e o número do quarto. Deixei meus chocolates lá e ninguém mexeu. Me pareceu que a equipe do local toma bastante cuidado para manter tudo limpo, já que o fluxo de pessoas é grande.

Perto da cozinha estão as mesas coletivas para refeições e, mais adiante, num ambiente separado, a lavanderia. No momento do check-in, você ganha moedinhas do hostel (são duas por diária), que podem ser utilizadas nas máquinas de lavar roupa, como se fosse um pagamento simbólico. Simpático, né?

Aliás, vai aí outra boa forma de não gastar dinheiro: o Villa Sonnenhof oferece café da manhã, com pães, geleias, iogurtes, cereais, polenguinho, manteiga e Nutella, das 7h às 10h30. Para pegar uma bebida quente, é só recorrer às tais moedinhas novamente. O chocolate é uma delícia, por sinal. O hostel mantém ainda uma parceria com os restaurantes Tenne, Des Alpes e Hirschen, que vendem uma refeição a 19 francos por pessoa (sem bebida). Todos se localizam bem próximos.

Hostel em Interlaken
Hostel em Interlaken: café da manhã no Backpackers Villa Sonnenhof
Hostel em Interlaken
Hostel em Interlaken: refeitório do Backpackers Villa Sonnenhof

O hostel possui diferentes tipos de quarto, desde os que abrigam até sete pessoas àqueles destinados a casais, com ou sem banheiro compartilhado. O meu era o misto, para quatro pessoas. Para cada cama, um armário respectivo, que é enorme. Cabe uma mala de tamanho médio a grande. O meu dormitório tinha uma varandinha fofa, com vista igualmente bonitinha. Sanitário e pia ficam dentro do quarto e os chuveiros, ao final do corredor. Aqui cabe um elogio à área de banho. Já passei por vários hostels e achei as cabines do Villa Sonnenhof muito boas, com espaço suficiente para pendurar as roupas sem que elas molhem. Além disso, estava tudo limpo sempre. E em nenhum momento precisei encarar filas de espera. Lembrando que todos os hóspedes têm direito a toalhas e podem trocá-las na recepção quantas vezes acharem necessário.

Sobre os preços, uma cama em dormitório misto custa a partir de 43 francos suíços (na cotação de agosto de 2018, um franco estava valendo aproximadamente R$ 4). É preciso pagar uma taxa municipal de 2,80 francos por pessoa, por dia, no momento da chegada.

ESCOLHA O SEU QUARTO E RESERVE PELO BOOKING

Hostel em Interlaken
Hostel em Interlaken: quarto do Backpackers Villa Sonnenhof
Hostel em Interlaken
Hostel em Interlaken: vista do quarto no Backpackers Villa Sonnenhof

A equipe do local é muito atenciosa e simpática. No momento do check-in, explicam tudo com o auxílio de um mapa e entregam um cartão que dá direito a utilizar ilimitadamente, sem custo, os ônibus de Interlaken, além de piscinas, quadra de tênis e campo de mini-golfe. Há também descontos para atrações turísticas, como Beatus Caves. Quem estiver de carro tem à disposição estacionamento grátis. Rola até mesmo uma estação para recarregar veículos elétricos, de graça.

O wi-fi, liberado, funcionou bem a maioria do tempo. Outro ponto positivo é que cada hóspede recebe sua própria chave. Em caso de grupos, dá total liberdade a todos. Outra facilidade são as TVs espalhadas pela recepção que mostram horários dos trens em Interlaken e as condições climáticas, ao vivo, das principais atrações turísticas, como o Jungfraujoch, que citei acima.

Nas mesmas instalações do hostel, funciona uma escola de paragliding. Os aventureiros podem fazer treinamentos e arriscar um voo. Confira a lista com todos os outros esportes radicais que podem ser consultados na recepção.

Hostel em Interlaken
Hostel em Interlaken: área de descanso do Backpackers Villa Sonnenhof
Hostel em Interlaken
Hostel em Interlaken: Backpackers Villa Sonnenhof

LEIA MAIS:

Jungfraujoch – Top of Europe, atração imperdível na Suíça

Hostel na Cidade do Cabo, na África do Sul: conheça o Atlantic Point

Deixe uma resposta