Schilthorn Piz Gloria: o mundo ‘007’, de James Bond, na Suíça

postado em: Lauterbrunnen | 7
Schilthorn

Selecionando as fotos para este post, percebi que até hoje não caiu a ficha da minha visita ao complexo de lazer Schilthorn, na Suíça. Custo a crer que apreciei paisagens espetaculares e desfrutei de uma estrutura impecável.

Schilthorn, o que é:

É um complexo com uma infinidade de atrações, todas inspiradas no “007”, de James Bond. Um dos filmes da franquia, “On Her Majesty’s Secret Service”, de 1969, foi inclusive rodado em Schilthorn. No topo, é possível ter uma visão panorâmica das montanhas Eiger, Möng e Jungfrau.

Como chegar:

O acesso se dá via teleférico, a partir da estação Stechelberg, em Lauterbrunnen. O ônibus 141 liga a estação de trem de Lauterbrunnen à bilheteria em Stechelberg. São nove paradas no total e o trajeto é feito em cerca de 12 minutos. Se você estiver hospedado em Lauterbrunnen, vale olhar essas paradas no Google Maps para saber onde exatamente pegar. A passagem custa 4,40 francos suíços.

Schilthorn
Teleférico. Foto: Divulgação/Schilthorn

De carro desde Lauterbrunnen, demorei só cinco minutinhos. Há um grande estacionamento em Stechelberg. A primeira hora é grátis. A segunda custa quatro francos. Até quatro horas, sai a seis. De quatro a oito horas, o valor sobe para sete. De oito a 12, oito (preços em 2019). Basta comprar o bilhete nas máquinas usando dinheiro ou cartão de crédito e validar na saída.

Se você for sair de Interlaken, é só pegar um trem na estação Interlaken Ost até Lauterbrunnen e, então, o ônibus 141. Confira os horários dos trens no site da empresa de transporte público SBB. De carro desde Interlaken, a viagem demora de 20 a 30 minutos. Aliás, de Interlaken, também é possível fazer outro passeio maravilhoso, o Jungfraujoch Top of Europe. Tanto esse quanto o Schilthorn são tours que demandam muitas horas. Não rola mesmo fazer no mesmo dia.

A partir de Zurique e Lucerna, também rola chegar a Schilthorn, mas você terá que sair beeeeem cedo. A viagem é cansativa. A boa pode ser pernoitar em Lauterbrunnen para não ter que voltar correndo. Indico o Valley Hostel, que é muito aconchegante e organizado. Tem quartos privados e coletivos e uma cozinha ótima.

O passeio:

O circuito do teleférico é o seguinte: Stechelberg – Gimmelwald – Mürren – Birg – Schilthorn (Piz Gloria). De ponta a ponta, o percurso leva 32 minutos. Como estava com o tempo apertado, só parei em Birg e Schilthorn, mas é possível desbravar todos os outros. Gimmelwald e Mürren são dois vilarejos fofos, como Lauterbrunnen. É uma delícia sair andando pelas ruas sem destino certo.

Cheguei logo no primeiro horário a Stechelberg (a primeira subida do teleférico acontece às 7h55). Foi a melhor decisão. Ainda estava bem vazio e pude aproveitar as atrações com tranquilidade.

Birg:

Minha primeira parada foi em Birg, a 2.677 metros. Lá percorri a Thrill Walk, um caminho de 200 metros em três etapas: uma passarela com piso transparente; uma ponte de ferro toda vazada e um tubo feito com redes metálicas. É muuuuito legal. Quem tem medinho de altura vai sofrer bastante rsrs. Em Birg, rola ainda a Skyline Walk, uma plataforma de onde se tem uma vista deslumbrante. Fotos abaixo, na ordem em que citei.

Durante o inverno, entre dezembro e maio, dá para conhecer ainda o Igloo Village, que tem decoração dedicada ao “007”. Lá rola desfrutar um founde.

Thrill Walk, em Schilthorn
Thrill Walk, em Schilthorn
Thrill Walk, em Schilthorn
Thrill Walk, em Schilthorn
Thrill Walk, em Schilthorn
Thrill Walk, em Schilthorn
Skyline Walk, em Schilthorn
Skyline Walk, em Schilthorn

Schilthorn Piz Gloria:

Depois, subi até Schilthorn Piz Gloria, também de teleférico, a 2.970 metros. De cara, um terraço incrível, a Skyline View Plattform. Em seguida, vale explorar o Piz Gloria View, uma plataforma redonda para observar a paisagem de todos os ângulos, e a Calçada da Fama do “007”, com fotos dos atores que já viveram James Bond.

Na parte interna, estão uma lanchonete, uma loja cheia de produtinhos temáticos bem legais e uma exposição interativa. Quem é fã dos filmes da franquia vai amar. Existem vários veículos usados pelo personagem, o famoso telefone vermelho etc. Rola até um cinema para ver cenas inesquecíveis.

Ainda em Piz Gloria, está o incrível restaurante panorâmico giratório. Escolhi o James Bond Brunch, disponível das 8h às 14h. O bufê de café da manhã, das 8h às 11h, é bem completo, com diversos tipos de pães, queijos, frutas, ovos, bacon, iogurtes, cereais, waffles, panquecas e doces. Os pratos quentes (carnes, salsichas, massas e batata rostie) são servidos das 11h às 14h. Entre 8h e 14h, ficam à disposição os frios: salmão defumado, presuntos, salame, peito de peru etc. Para beber, café, sucos, prosecco, chá, leite e chocolate.

A mesa fica disponível durante duas rotações. Cada uma leva 45 minutos. Ou seja, o limite para permanência é de 1h30. Claro que, se o local estiver vazio, os garçons devem dar algum tempo extra. Mas acredito que esse período é mais que suficiente para comer bem. Se preferir, reserve com antecedência pelo site. No próximo tópico falo sobre valores, ok? Ah, e existe ainda o menu à la carte. O tradicional hambúrguer com “007” escrito no pão sai a 25 francos, por exemplo.

E uma curiosidade sobre essa parte em Piz Gloria: até os banheiros fazem referência ao filme. Ao dar a descarga, o visitante escuta uma frase do personagem. É divertido!

Schilthorn
Exposição interativa
Schilthorn
Piz Gloria view
Schilthorn
Calçada da fama
Schilthorn
Restaurante giratório
Schilthorn
Vista do terraço em Piz Gloria

Mürren:

E pensaram que terminou? Que nada! Em Mürren, também é possível pegar um teleférico, que funciona entre 9h e 17h, a cada 15 minutos, para chegar a Allmendhubel, a 1.907 metros. Lá estão a trilha das flores, um playground para a criançada e um restaurante. Visual muito bonito. No inverno, são abertas em Mürren as pistas de ski.

Em resumo, é preciso, no mínimoooo, três horas para conhecer todos os atrativos de Birg e Piz Gloria (isso se você não parar no restaurante giratório). Se ainda resolver saltar em Mürren e Gimmelwald, melhor ficar até o fim da tarde mesmo.

Preços:

O valor é salgado: 105 francos suíços, saindo de Stechelberg. Crianças de 6 a 15 anos pagam 52,50. Eu fui no dia do meu aniversário e não paguei nadinhaaa. Maravilha essa promoção, né? Basta apresentar o passaporte no guichê.

Quem tem o Swiss Travel Pass consegue conhecer tudo de graça. Compre o seu passe antecipadamente e na hora só apresente na bilheteria. Para quem não sabe o que é, trata-se de um cartão que permite a livre utilização de todo o sistema de transporte público da Suíça e ainda dá desconto em várias atrações. Mas é preciso fazer muitas contas para constatar se realmente vale a pena. No meu caso, por exemplo, passei muito tempo na Suíça e o cartão de 15 dias não seria o suficiente. Sem falar no preço: 467 euros. Pesado. Percebi que não seria vantajoso dentro do meu roteiro.

Voltando ao James Bond Brunch, se optar pelo ingresso que o inclui, em vez de 105, você pagará 115 francos caso pegue o teleférico até 8h55. Entre 8h55 e 11h55, passa para 126. Interessante, né?

Como meu ingresso foi gratuito, paguei o café da manhã à parte no próprio restaurante, por 35 francos suíços (valor em 2019).

Horários:

As subidas começam às 7h55, a cada meia hora, sempre aos 25 e 55 minutos de cada hora, e terminam às 15h25. As descidas acontecem de hora em hora, sempre aos 3 e 33 minutos de cada hora. A última descida de Schilthorn é às 16h55.

Caso queira garantir o horário de subida para não enfrentar filas, basta comprar um passe no site por cinco francos. Dessa forma, é só chegar e embarcar. Para quem for bem cedo, como eu, é besteira gastar esse valor.

E fique atento ao período de manutenção do teleférico. Em 2019, ocorreu em abril e também entre novembro e dezembro. Para se manter informado sobre todos os horários, clique AQUI.

Dicas:

Lembre-se de levar um agasalho, mesmo se for num dia bonito de verão. É que, com a altitude, as temperaturas ficam mais amenas lá em cima e você pode acabar sentindo frio.

Opte por sapatos e roupas confortáveis e práticos, pois o tour é extenso e você caminhará durante quase todo o tempo.

LEIA MAIS:

Como é se hospedar no luxuoso Parkhotel Bellevue, em Adelboden, na Suíça

Hotel com piscina com vista para os Alpes Suíços: conheça o The Cambrian

Mont Titlis: passeio imperdível na Suíça

Top of Europe: neve o ano todo na Suíça

7 Responses

  1. Mariana Antunes

    A Suíça possui paisagens belíssimas de filme! É um lugar que quero visitar com certeza! Adorei que você mencionou o James Bond, adoro visitar locais que foram utilizados em filmes. Sou cinéfila de carteirinha kkk Obrigada pelas dicas!

  2. Andrea

    Que mistura maravilhosa de diversão com vista incrível! Só conheço Lucerna na Suiça, e achei muito legal. Este lugar que é literalmente cenário de filme me encantou.

  3. Lulu Freitas

    Adorei conhecer Schilthorn Piz Gloria pelo seu post! Eu teria muuuuito medo em Birg, não ia rolar andar por ali rsrs Achei todo o programa muito legal e acho que ficaria dando descargas várias vezes para ouvir as falas dos filmes. rsrs

  4. ROBERTA KELLY NOGUEIRA

    Schilthorn Piz parece mesmo sensacional! Não sabia que James Bond tinha esse histórico na Suíça, mas também não conheço a saga a fundo. A Suíça é simplesmente maravilhosa! Suas fotos estão lindas e só exaltam a beleza do lugar. Adorei suas dicas! Bjo, qjo

  5. Débora Resende

    Que lugar lindo! Eu adoro visitar cenários de filmes, ainda mais quando são lindíssimos assim. Com certeza vou colocar essa atração no meu roteiro quando for conhecer a Suíça!

  6. Daniele Santos

    Adorei o post! Muito completo e informativo, só me deixou com mais vontade de conhecer a Suiça, mas amei mesmo as fotos e essa paisagem que limpa a alma. Obrigado pelas dicas.

Deixe uma resposta